Professor integrante do Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas participará de curso em Moçambique
O professor indicado pelo Grupo Gestor do programa, Roosevelt Rodrigues da Costa, embarcará para o país africano em fevereiro de 2006, onde participará do primeiro módulo do curso de extensão “Políticas Sociais, Educação para a Promoção da Saúde e Prevenção das DST/Aids”. O segundo módulo do curso será desenvolvido aqui no Brasil com a presença de professores de Moçambique. “É na verdade um intercâmbio entre as ações desses dois países na área de prevenção”, informou Jô Oliveira, técnica em educação e saúde da Coordenação de DST/Aids na capital.
Segundo ela, para a escolha do docente foram levados em conta alguns critérios, a exemplo do reconhecimento do trabalho do professor junto ao programa Saúde e Prevenção nas Escolas. Roosevelt Rodrigues ensina em duas escolas de Aracaju que desenvolvem a iniciativa – Escola Estadual Governador Albano Franco e Escola Municipal Anísio Teixeira.
Parceiros
O programa Saúde e Prevenção nas Escolas é uma iniciativa do governo federal, através dos Ministérios da Saúde e Educação, e aqui em Aracaju ele é desenvolvido em parceria com as secretarias municipais e estaduais de Saúde e Educação. Lançado no ano passado, atualmente o projeto já envolve 15 da capital, sendo nove da rede municipal e 6 do Estado.
Cada escola onde o programa é aplicado está ligada a uma Unidade de Saúde da Família, cujo critério é a área adstrita. Ao todo, 10 unidades participam do programa, desenvolvendo ações conjuntas de prevenção as DST/Aids e promoção da saúde sexual e reprodutiva com as instituições de ensino. “O diferencial do nosso município foi que a gente conseguiu vincular esse projeto ao Programa de Saúde da Família (PSF), através dos trabalhos das equipes”, ressaltou a técnica Jô.
Reconhecimento
Por conta dos resultados positivos alcançados pelo projeto em Aracaju e no Estado, o Grupo Gestor de Sergipe, do qual faz parte Jô Oliveira como representante da SMS, foi convidado diversas vezes para participação de eventos nacionais.
Em junho deste ano, a experiência de Aracaju foi apresentada em São Paulo no XIX EDUCAIDS e recentemente, no final de novembro, a representante da SMS participou de uma oficina sobre o tema na cidade de Salvador, onde estavam reunidos diversos representantes da Região Nordeste.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]