[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]O prefeito de Aracaju, Marcelo Déda, avaliou como “extremamente exitoso” o ano de 2005 para a administração municipal e anunciou uma série de inaugurações de obras importantes ainda neste final de ano e para o primeiro semestre de 2006. As informações foram dadas durante o tradicional almoço natalino com toda imprensa sergipana promovido esta tarde pela Secretaria Municipal de Comunicação (Secom), no restaurante New Hakata.

Desta vez, a apresentação das obras e do calendário de inaugurações foi feita com recursos audiovisuais em vez de visitas in loco para que todos os comunicadores pudessem tomar conhecimento das informações sem prejudicar suas agendas de trabalho. “Este foi um ano extremamente exitoso porque demos continuidade às obras e conseguimos iniciar outras de imensa importância para o povo aracajuano como a urbanização do bairro Santa Maria, a construção dos dois pronto-socorros nas zonas Norte e Sul e tantas outras”, explicou.

Para Marcelo Déda, a reunião anual com a imprensa é o reconhecimento do papel fundamental que este setor desenvolve na prestação de contas que a municipalidade tem o dever de fazer com a população. “Como disse o presidente americano Thomas Jefferson, não há democracia sem a imprensa livre. Ela é instrumento indispensável e eu faço questão de registrar aqui o imenso respeito que tenho a todos os que fazem a competente imprensa sergipana”, frisou.

Suas palavras foram reforçadas pelo secretário municipal de Comunicação, Milton Alves. “Nossos comunicadores são verdadeiros batalhadores da informação. Homens e mulheres que sabem honrar o trabalho que escolheram”, disse ele, que dividiu a mesa de honra do evento com o prefeito, o vice Edvaldo Nogueira, os presidentes dos sindicatos Cristian Góes (Jornalistas), Antônio Barbosa (Radialistas) e Messias Carvalho (Empresas de Rádio e Televisão), além dos deputados federais Jackson Barreto e Heleno Silva.

Os resultados das recentes pesquisas do IBGE e da Fundação Getúlio Vargas foram apontados pelo prefeito Marcelo Déda como prova maior da eficácia de sua administração. De acordo com os dois institutos, Aracaju é hoje a capital com maior qualidade de vida do Norte e Nordeste brasileiros e a 12ª do país. O IBGE apurou também que Aracaju é a 60ª economia municipal do Brasil e a 6ª capital proporcionalmente em número de crianças atendidas por creches.

“A apropriação dos resultados de nosso trabalho por indicadores tão respeitáveis nos enche de orgulho”, disse o prefeito. “Estas são as conquistas das ações bem planejadas e executadas de um projeto conseqüente, sério, popular e responsável”, avaliou Marcelo Déda ao destacar a redução de 35% da mortalidade infantil como exemplo. “São ganhos de uma geração e da política voltada ao povo trabalhador que ela construiu. Mais do que sobreviveu, nosso projeto avançou; mais do que se manteve de pé, ele se consolidou”.

De acordo com Marcelo Déda, as mudanças no secretariado para a nova gestão foram necessárias ao novo contexto político e social que se apresentava no início do ano. “À exceção da Participação Popular, não tivemos nenhuma alteração posterior na equipe. Meu perfil é de oferecer autonomia administrativa aos secretários, especialmente na formação de suas equipes, mas sem jamais abrir mão do comando do projeto político a que minha geração se dedicou a vida inteira.

Próximos eventos e inaugurações

Durante o almoço com a imprensa o prefeito convidou a todos para os eventos do verão 2006: o reveillon com a cantora Simone, as bandas A Lapada e The Pop’s, além da tenda eletrônica com os DJ’s sergipanos Dolores e Patrick Tor4 na orla de Atalaia; e o Projeto Verão com cultura, esportes e shows de Pato Fu, Tribo de Jah, Zeca Baleiro, Jorge Ben Jor e Olodum de 6 a 15 de janeiro, também na orla.

Marcelo Déda destrinchou ainda o calendário extenso de inaugurações até o final deste ano e durante o primeiro semestre de 2006. “2005 foi um ano especial para a administração porque foi o primeiro ano de nosso segundo mandato e também o ano do sesquicentenário, que pautou nossas atividades com momentos de civismo e elevação da auto-estima do nosso povo”, explicou. “Vamos agora colher vários dos frutos deste trabalho”.

Confira algumas das obras que deverão ser entregues à comunidade até o primeiro semestre de 2006:

– Pronto-socorros de urgência e emergência das zonas Norte e Sul;
– Primeira etapa do projeto de urbanização Santa Maria Protege (contenção do Morro do Avião, construção de avenidas e canais, drenagem e pavimentação de 30 ruas no conjunto Padre Pedro, casas populares etc.);
– Projeto de reurbanização da Coroa do Meio (avenida Perimetral, 650 casas populares para antigos moradores de palafitas completamente extintas, reformas e ampliações de escolas, unidades de saúde, Museu do Mangue etc.);
– Urbanização do loteamento Ângela Catarina e do bairro Cidade Nova;
– Reformas e ampliações das Unidades de Saúde dos bairros Soledade, Robalo, Augusto Franco e Cidade Nova);
– Centro Obstetrício no Hospital Santa Isabel;
– Centro de Especialidades Médicas (Cemar) para pacientes crônicos no bairro Siqueira Campos;
– Escolas reformadas;
– Novas ciclovias;
– Sexto Centro de Apoio Psicossocial (Cap’s) para portadores de deficiência mental, desta vez no Santos Dumont;
– Praças no São Carlos, Jardins, Rótula da avenida Beira Mar e avenida Oviêdo Teixeira (parcerias com a iniciativa privada);
– Terminal de ônibus Leonel Brizola (zona Oeste);
– Infra-estrutura de nove ruas no bairro Atalaia;

Além disso, até março de 2006 um total de 6.002 habitações populares terá sido entregue pelo Programa de Arrendamento Residencial (PAR) da prefeitura em parceria com o governo federal através da Caixa Econômica Federal (CEF). “Nossa principal resposta aos críticos é o trabalho que já realizamos e continuamos fazendo pelo bem do nosso povo”, finalizou o prefeito Marcelo Déda.

O secretário nacional de articulação Social da Presidência da República, Sílvio Santos; os deputados estaduais Ana Lúcia, Mardoqueu Bodano, Franscisco Gualberto; a primeira-dama Eliane Aquino; o presidente da Fundação de Cultura de São Cristóvão, Carlos Cauê; secretários municipais, além de jornalistas, radialistas, relações públicas, publicitários e designers sergipanos compareceram ao evento.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.