[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]O prefeito de Aracaju, Marcelo Déda, entregou na noite de ontem a ampliação e reforma completa da Unidade de Saúde da Família (USF) Dr. José Machado de Souza, no bairro Santos Dumont. Com sua capacidade de atendimentos odontológicos triplicada e com o aumento do número de Equipes de Saúde da Família (ESF) de quatro para seis, a unidade e seus 14 consultórios médicos, salas de vacina, aerosol, curativos e farmácia é um verdadeiro presente de Natal à comunidade do bairro mais populoso da capital.

“Nossa administração prioriza o povo trabalhador de Aracaju. Este é o resultado do esforço de uma equipe que tem amor pela cidade e compromisso com o povo”, disse o prefeito após descerrar a placa de inauguração ao lado dos filhos do patrono da unidade, João Barreto de Souza e Carlos Barreto, do vice-prefeito Edvaldo Nogueira, do deputado federal Jackson Barreto e de Maria Marques, conhecida como dona Arlete, uma das moradoras mais antigas da região.

Durante a reforma, o atendimento à população estava sendo realizado na USF Renato Mazze Lucas, no próprio Santos Dumont, que foi reformada e ampliada pela administração de Marcelo Déda em 2004. Mais de 90% das unidades de saúde do município já sofreram intervenções da prefeitura e agora restam apenas as inaugurações das últimas quatro reformas e ampliações que a PMA já está realizando.

Ao dar dignidade, conforto e qualidade de serviços de saúde à população nos postos em cada bairro de Aracaju, a prefeitura também está resolvendo um antigo problema da cidade: a descentralização desorganizada antes existente nos serviços de urgência e emergência. Isto porque, ao retirar o funcionamento 24 horas das USF´s como a do bairro Santos Dumont, a administração revolucionou o sistema de saúde com o Serviço de Atendimento Municipal de Urgência (Samu) e no ano que vem vai inaugurar dois pronto-socorros (nas zonas Norte e Sul) com 60 novos leitos para atendimentos emergenciais.

“Não adiantava nada deixar os postos funcionando 24 horas sem capacidade alguma de resolução. Hoje eu tenho orgulho de ver que até os mais ricos, os que podem pagar planos de saúde, recorrem ao Samu quando têm qualquer problema”, contou o prefeito. “Enquanto infelizmente no interior do estado a regra tem sido fechar hospital, aqui em Aracaju a regra é abrir cada vez mais para dar saúde à nossa gente”, acrescentou ele, ao
classificar o patrono José Machado de Souza como um dos maiores pediatras de Sergipe.

Um das principais marcas do trabalho dedicado da prefeitura à vida com qualidade dos aracajuanos é a redução de 35 para 23 mortes a cada mil, ou seja, 35%, no índice de mortalidade infantil da capital. “Nossa tarefa em Aracaju tem sido a defesa da vida, o maior milagre que representa a presença de Deus no mundo. Este é um governo que produz vida com transparência, compromisso social e ética”, disse o secretário municipal de Saúde, Rogério Carvalho.

A educação continuada dos profissionais de saúde do município, a construção de cinco Centros de Apoio Psicossocial (CAP´s) e da urgência psiquiátrica para mudar o conceito de tratamento de doentes mentais, a cobertura de 88% da população com Equipes de Saúde da Família e a informatização de 100% do sistema municipal de Saúde são algumas das transformações realizadas pela administração do prefeito Marcelo Déda.

Para o deputado federal Jackson Barreto, a nova USF Dr. José Machado de Souza é a prova inconteste do amor e atenção que a Prefeitura de Aracaju tem dedicado ao bairro Santos Dumont. “Quem cuida da saúde cuida de seu povo naquilo que ele tem de mais essencial. Cada obra realizada aqui deixa o meu coração mais feliz e, sem dúvida, hoje posso afirmar que Rogério Carvalho é uma das maiores revelações que esta administração produziu”, afirmou.

A comunidade do Santos Dumont foi representada pelo vice-presidente do Conselho Local de Saúde, Nilton Santos, que agradeceu pela obra e disse estar orgulhoso do trabalho realizado pelo prefeito Marcelo Déda na cidade. “A população reconhece o exemplar trabalho dessa administração em Aracaju”, disse ele.

Além das autoridades já citadas, o superintendente do Ibama-SE, Márcio Macedo; o ex-prefeito de Tobias Barreto, Esdras Valeriano; o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Régis Barbosa; o presidente do Conselho Local, Bartolomeu Bezerra; a coordenadora da 4ª Região de Saúde, Cristiane Melo; o presidente da Acudicria, Joel Partrício; e diversos vereadores e secretários municipais participaram da inauguração animada pelo show da banda Mania de Ser.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.