[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) reuniu na tarde desta terça-feira, 13, os 870 agentes comunitários de saúde que atuam no município de Aracaju para participarem da aula inaugural do curso técnico de Agentes Comunitários de Saúde, regulamentado pela lei nº 10.507/2002, que exige formação profissional para área. O encontro aconteceu no salão de eventos do Iate Clube e contou com a participação do secretário de Saúde Rogério Carvalho.

A aula inaugural serviu mais como uma oportunidade para que professores e alunos pudessem ser apresentados. O secretário Rogério Carvalho explicou a importância do curso para qualificação profissional do Agente Comunitário de Saúde e lembrou que em Aracaju a Saúde Municipal há muito vem traçando como objeto de trabalho não as doenças, de modo específico, mas as necessidades de toda população.

“Esta é uma prova da importância inquestionável que o profissional da Secretaria Municipal de Saúde assume em todo sistema de saúde do município. Este não é simplesmente um curso onde vamos formar agentes comunitários de saúde, mas sim formar cidadãos, lideranças comunitárias, formadores de opinião em cada comunidade. Pessoas preparadas para compreender os problemas e propor alternativas de organização que produzam melhoria”, salienta Rogério Carvalho, ao refletir sobre a abrangência que o curso possibilitará na formação do profissional. Segundo Rogério, os agentes passarão a ter uma análise mais profunda das relações pessoais, sociais, políticas e econômicas da realidade, o que possibilitará uma melhor desenvoltura em seu trabalho.

O curso terá início em janeiro de 2006 com uma duração de seis meses. Até lá a SMS estará capacitando os professores selecionados. Serão ao todo 54 professores, com alto grau de qualificação, distribuídos em oito disciplinas. Os agentes receberão noções de Políticas Públicas; Processo Saúde/Doença; Territorialização, Indicadores Sociais e Epidemiológicos; Família; Processos Sociais e Comunicacionais; Formação Social e Política Brasileira; Produção de Texto e Planejamento e Avaliação em Saúde. Para compor o quadro docente, a SMS preparou uma seleção de professores que seguiu critérios técnicos, que levavam em conta entre outras coisas, a análise de experiência e currículo e a importância do conhecimento na área da saúde ligada ao social.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.