Prefeitura discute com lideranças populares ações do Orçamento Participativo para 2006
Durante esta e a próxima semana o secretário estará visitando bairros da capital para verificar as obras que já foram atendidas e as que estão em fase de execução. “Faço questão de estar presente em todos os bairros para poder ter argumentos na hora de estabelecer o canal entre o povo e o prefeito Marcelo Déda. Nós fizemos um levantamento do que foi feito durante esse ano de 2005 e o que está em andamento e também avaliamos alguns projetos”, informou Rodrigues.
A marca da Secretaria Extraordinária de Participação Popular é referência para a maioria das obras realizadas pela administração municipal. Algumas de suas ações de maior destaque são as reuniões do Orçamento Participativo em todos os bairros de Aracaju, os dois Congressos da Cidade, Orçamento Participativo Mirim e mais recentemente a discussão do Plano Diretor, cujo conceito de debate popular foi extraído da experiência da Sepp.
De acordo com a conselheira e delegada do bairro Coroa do Meio e adjacências, Elian Cruz, a reunião serviu como primeiro passo para uma interação entre os dois lados. “O primeiro passo está sendo dado hoje, agora só nos resta colaborar e ter paciência”, afirma. Maria José Oliveira, conselheira e delegada do bairro Pereira Lobo, acrescenta que essa foi uma boa oportunidade de conhecer o secretário e ficar informada sobre sua meta. “Desejo que o secretário seja bem vindo e possa nos ajudar no que for preciso”, cometa.
“A intenção do projeto é instituir uma fonte de alimentação entre as forças populares e o poder. Para isso é necessária uma dinâmica, e isso só pode acontecer se os nossos conselheiros e delegados participarem das reuniões”, afirma o secretário Rômulo Rodrigues. Segundo ele, pode ser que não sejam atendidas todas as demandas, mas as prioridades apontadas nas plenárias serão fundamentais para o desenvolvimento de seu trabalho.
Dentre as ações para o próximo ano estão previstas a renovação do Conselho, a eleição de novos delegados e a afirmação da secretaria enquanto participação popular em seus diversos segmentos. “A secretaria vai trabalhar não apenas com o Orçamento Participativo, mas com o movimento social organizado para que faça parte das discussões numa verdadeira via de mão dupla”, enfatizou Rômulo Rodrigues.
A próxima reunião acontece dia 3 de janeiro às 15 horas na sala de reuniões do Centro Administrativo Aloísio Campos. Já no dia 6 de janeiro o secretário entregará aos conselheiros e delegados o título de “cidadão amigo”, em agradecimento à participação popular.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Prefeitura discute com lideranças populares ações do Orçamento Participativo para 2006 – Fotos: Wellington Barreto