Prefeitura de Aracaju é homenageada pelo Festival de Artes de São Cristóvão
“O Festival de São Cristóvão é uma marca registrada da cultura e da memória da arte do povo sergipano. São Cristóvão é o berço da civilização sergipana, capital afetiva e mãe do nosso estado. Ela será sempre a referência imorredoura de nossa cultura e história”, disse o prefeito Marcelo Déda. Quando estagiário da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e membro do clube de cinema da época, o prefeito chegou a integrar o festival juntamente com o ator Djaldino Mota Moreno para organizar exibições de filmes durante cinco anos.
Outras 11 personalidades e instituições que contribuíram para a realização e consolidação dos Fasc também receberam a comenda. São elas a Petrobras, maior patrocinadora do Festival; o deputado federal Jackson Barreto; o repórter fotográfico criador do primeiro cartaz do evento, Jairo Andrade; a premiada intelectual Aglaé Fontes e o professor Clodoaldo Alencar.
A Comenda também foi concedida à jornalista e artista Lânia Duarte; ao ator Djaldino Mota Moreno; à artista plástica São Cristovense Vesta Viana; à professora de dança Lu Spinelli; ao prefeito de São Cristóvão na época do primeiro Fasc em 1972, Paulo Correia; e a criadora do evento, Albertina Brasil (in memoriam).
José Eduardo Dutra revelou-se um espectador assíduo do festival durante muitos anos e disse estar muito feliz com a possibilidade de contribuir decisivamente para a realização do evento. “Quando inauguramos a revitalização do Museu de Arte Sacra patrocinada pela Petrobras aqui em São Cristóvão no começo do ano, o prefeito Zezinho da Everest pediu nosso apoio para revitalizar também o Fasc”, contou. “O festival já foi um marco na história cultural de Sergipe e tem tudo para voltar a sê-lo”.
O prefeito de São Cristóvão, José Correia, o Zezinho da Everest, fez questão de homenagear o seu vice-prefeito Wanderley Barbosa, que faleceu há cerca de um mês, e assinou a lei 058/2005, que transforma a extinta Secretaria de Cultura e Turismo de São Cristóvão na Fundação Municipal João Bebe Água de Cultura e Turismo.
Ele entregou a medalha do Fasc ao prefeito Marcelo Déda ao lado do vice-reitor da UFS, Ângelo Antonioli, e justificou a honraria para a capital. “A Prefeitura de Aracaju hoje é um exemplo de administração competente e participativa. Ela sempre foi parceira de São Cristóvão no Fasc e nos ajudou muito a recolocar o festival no rumo certo para refletir a cultura de nossa gente”, afirmou Zezinho da Everest.
A realização do Fasc é da Prefeitura Municipal de São Cristóvão e da UFS, com patrocínio da Petrobras e apoio da Prefeitura de Aracaju, Caixa Econômica Federal, Banco do Nordeste, Banco do Brasil, Correios, Infonet e outros parceiros. A programação do evento, que segue até domingo, encontra-se no site http://www.infonet.com.br/cultural/ler.asp?id=42127&titulo=cultural .
Além das autoridades citadas, prestigiaram a entrega da Comenda do Fasc a primeira-dama de Aracaju, Eliane Aquino, os secretários municipais Oliveira Júnior (chefe de gabinete) e Rômulo Rodrigues (Participação Popular); o secretário de estado da Cultura, José Carlos Teixeira, além de secretários municipais e vereadores de São Cristóvão. O prefeito Marcelo Déda participará ainda hoje da abertura oficial do Fasc às 21 horas.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Prefeitura de Aracaju é homenageada pelo Festival de Artes de São Cristóvão – Fotos: Márcio Garcez