[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]O secretário Municipal de Saúde, Rogério Carvalho, reuniu a imprensa sergipana na manhã de hoje, 23, quando anunciou a programação das ações que a Saúde Municipal estará promovendo em alusão ao Dia Mundial de Combate a Aids, lembrado no dia 1º de dezembro. Em 2005 a campanha traz como tema “Aids e Racismo: O Brasil tem que viver sem preconceito”.

A coletiva aconteceu no Núcleo de Educação Permanente do Samu, localizado no prédio onde funciona o serviço. Rogério Carvalho apresentou à imprensa a programação oficial que teve início no dia 17 de dezembro, quando aconteceu o II Encontro Sergipano de Soropositivas.

Entre as ações referentes à semana da luta, que devem ser iniciadas no próximo dia 28, segunda-feira, a Prefeitura de Aracaju estará promovendo em Unidades de Saúde da Família (USF), escolas da rede pública e privada e praças públicas atividades de recreação com cortejos folclóricos, academia da cidade, esquetes teatrais e palestras. Para o encerramento está prevista uma grande caminhada, ato que já faz parte da mobilização da cidade, com saída da Praça da Bandeira e chegada à Praça Fausto Cardoso, acompanhada de show musical.

Na escolha do tema deste ano, o Programa Nacional de DST e Aids, do Ministério da Saúde, partiu da perspectiva de que a população afro-descendente nunca foi alvo de campanhas de prevenção e ela representa 43% da população brasileira, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE). No Brasil, apesar da estabilização da epidemia, os casos vêm aumentando junto a população de baixa renda, onde os negros representam 65% da população.

Com um programa de DST/Aids implantado em todas unidades de saúde da família, um Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) devidamente estruturado para receber toda população do estado e um trabalho permanente de educação, desenvolvido pelo Centro de Educação Permanente da Saúde (Ceps), que tem possibilitado o controle da doença por meio de ações preventivas, Rogério Carvalho explicou como está estruturado todo programa municipal de DST/Aids, lembrou que a Aids é uma doença que tem uma tendência maior de se proliferar em locais onde há menos informação e conseqüentemente menos prevenção, e mais uma vez enfatizou a importância da mídia nesta luta, de forma a combater o preconceito e disseminar informação.

“No momento agente trabalha no Brasil inteiro com mobilizações para chamar atenção da opinião pública. São datas que ajudam a reascender o debate sobre o tema, mas não resolvem sozinhas. É necessário um trabalho permanente, cotidiano, nenhuma ação de saúde resolve problemas de saúde pública em um único dia”, explica Rogério Carvalho salientando que a epidemia em Aracaju está sob controle e que a SMS vem desenvolvendo um acompanhamento permanente no controle dessas doenças.

Projeto Mamãe Coruja
O aumento da cobertura do acompanhamento a gestantes no município de Aracaju cresceu consideravelmente no ano de 2005, registrando um crescimento de quase 87%, fruto da implantação do Projeto Mamãe Coruja no Programa Saúde da Mulher. Entre as ofertas de exames que são oferecidos no pré-natal, o exame de HIV tem possibilitado em Aracaju a redução para quase zero no número de transmissões verticais, passadas das mães para os bebês. “Nós temos hoje um serviço de acesso, sem fila e sem demora, que possibilita a cobertura de 100% das gestantes do município”, conclui Rogério Carvalho.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.