[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promoveu neste último final de semana uma operação especial para realização do exame de citologia oncótica, procedimento melhor conhecido como exame de lâmina. A iniciativa da Saúde municipal visou intensificar as ações de prevenção do câncer do colo do útero em Aracaju, propondo à população feminina que ainda não realizou o exame, um dia extra para cuidar da sua saúde.

Além do exame de lâmina, as Unidades de Saúde da Família (USF) se preparam para receber a população feminina. Palestras, apresentações teatrais com o grupo da SMS, flores e presentes foram algumas das surpresas encontradas pelo público feminino que procurou alguma das sete USF escolhidas para primeira etapa da campanha.

As unidades mais visitadas foram a USF Ávila Nabuco, situada no conjunto Médice, e a USF Celso Daniel, no Santa Maria. Em algumas unidades, embora o tema fosse saúde da mulher, também foram montadas estandes de Saúde Bucal e DST/Aids.

Nessa primeira etapa foram contempladas algumas unidades situadas entre a primeira e segunda regiões, numa área que compreende a zona sul e parte do centro da cidade, com uma oferta de 2.600 exames. No próximo dia 26, a SMS ofertará o exame em mais sete unidades, desta vez na terceira e quarta regiões.

Exame preventivo
A citologia ocótica (exame de lâmina) é um procedimento que toda mulher deve realizá-lo periodicamente. O exame detecta lesões pré-cancerígenas responsáveis por gerar o câncer do colo do útero. Conforme a coordenadora do Programa Municipal de Saúde da Mulher, Sayonara Carvalho, esse tipo de câncer tem 100% de chance de ser curado se for detectado com antecedência.

“O exame que estamos ofertando hoje é um tipo de procedimento que realizamos cotidianamente em qualquer unidade de saúde do município de Aracaju. O que estamos fazendo é oferecer um dia exclusivo àquelas usuárias que por algum motivo ainda não realizaram seus exames, já que se trata de um procedimento muito importante para saúde da mulher”, explicou Sayonara Carvalho, lembrando que neste ano a Prefeitura de Aracaju já realizou 24.718 citologias oncóticas em Unidades de Saúde da Família.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.