Nova sede do Caps Liberdade entusiasma usuários
A solenidade de entrega contou com a presença de diversas autoridades, familiares do homenageado, empresários do Rotary, profissionais de saúde e população em geral. Dentre eles, o público diretamente beneficiado por mais um compromisso cumprido pelo prefeito Marcelo Déda no que se refere à saúde. Trata-se dos pacientes psíquicos atendidos pelo Caps Liberdade que, após a estruturação da Rede de Saúde Mental de Aracaju, passaram a receber um tratamento mais cidadão.
O número já chega a 416 usuários que regularmente freqüentam o serviço. Com a nova estrutura eles poderão receber uma assistência mais qualificada, condição que interfere diretamente nos resultados do tratamento. “Essa casa é bem melhor, tem até quadra para jogar bola”, disse o usuário José Cleomadson da Silva, 22 anos, empolgado com a área onde serão desenvolvidas as atividades esportivas.
Para o usuário José Fernandes Correia da Silva, 37 anos, a mudança de sede consolida a política de saúde mental adotada pelo município. “Nesse novo espaço a gente se sente mais respeitado porque tudo foi preparado para nos acolher”, comentou José, que antes de ser atendido pelo Caps já havia sido internado diversas vezes nas clínicas São Marcelo e Santa Maria. “Hoje eu me sinto mais cidadão e mais incluído na sociedade”.
A afirmação de José Fernandes expressa o objetivo da Secretaria Municipal de Saúde quanto às ações voltadas para o atendimento às pessoas com transtornos mentais. Acreditando na possibilidade de um tratamento mais humano, a atual gestão, desde o seu primeiro mandato, engajou-se na luta anti-manicomial e criou o primeiro Centro de Atenção Psicossocial no antigo manicômio Adauto Botelho. “Era uma proposta inovadora num lugar que trazia lembranças não muito agradáveis, mas mesmo assim a SMS seguiu com a sua proposta e mais tarde desativou o Adauto”, informou a gerente do Caps Liberdade, Ana Cláudia Pimenta. A unidade passou então a funcionar numa casa alugada no bairro São José.
Mais que um sonho dos usuários e funcionários, a nova sede representa uma meta alcançada pela PMA. “O trabalho do Caps não pode parar, muita gente precisa dele”, desabafou o usuário José Fernandes, completando que estar num lugar mais amplo e confortável é a prova de que a Saúde Mental em Aracaju é levada a sério.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Nova sede do Caps Liberdade entusiasma usuários – Fachada do novo Caps Liberdade