[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Para comemorar o dia mundial de combate a diabetes, que é lembrado hoje, 14 de novembro, a Unidade de Saúde da Família (USF) do Augusto Franco promoveu uma manhã dedicada aos usuários diabéticos da comunidade. Testes de Glicemia, pressão arterial, massagens, massaterapia, palestras, vídeos e até um café da manhã foram algumas das atividades previstas na programação preparada para receber algo em torno de 200 usuários durante toda manhã.

A programação teve início às 7 horas com a realização de exames de glicemia e avaliação da pressão arterial. “Para fazer o exame de glicemia o usuário teve que chegar em jejum. Como havíamos dedicado toda manhã para esses usuários, nós servimos um café da manhã para que eles pudessem ficar até o final, para receber a massagem e assistir às palestras”, explica a enfermeira da unidade, Taíse Cavalcante.

As palestras foram ministradas pela equipe de saúde da própria unidade. Os temas tratavam, entre outras coisas, da diabetes no contexto social e os cuidados importantes com o pé diabético. Após as palestras os usuários receberam massagens das fisioterapeutas Lívia Araújo e Kaline Rocha, que foram convidadas e participaram como voluntárias.

“Nós recebemos o convite da unidade e como se trata de um dia dedicado à atenção, nos disponibilizamos e estamos aqui passando algumas orientações sobre peculiaridades da doença referentes ao ressecamento da pele, presença de calos, além da massaterapia que proporciona um alívio para o paciente”, explica a fisioterapeuta Kaline Rocha.

“Hoje as ações são para lembrar do dia da diabetes, mas diariamente nós fazemos o acompanhamento desses usuários em qualquer unidade de saúde da família”, explica Taíse Cavalcante, lembrando que a Saúde Municipal não se restringe às atividades alusivas ao Dia Mundial e organiza em todas as unidades grupos de diabéticos para trabalhar, durante todo o ano, formas de controle da doença. “Só na USF Augusto Franco são 180 idosos cadastrados, embora a unidade receba uma demanda muito maior de usuários diabéticos e hipertensos, chegando a uma média de 30 consultas diárias para esses usuários”, conclui a enfermeira.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.