[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Professores, servidores, alunos e pais de alunos participam durante esta sexta-feira, dia 11, das discussões para a construção coletiva do Plano Municipal da Educação (PME). A reunião está sendo realizada em cada uma das 78 escolas da rede municipal de ensino. O plano tem como objetivo, contando com a ajuda dos diferentes segmentos da sociedade, em especial das comunidades escolares, apontar os rumos que a educação de Aracaju deverá tomar nos próximos dez anos. As metas estabelecidas deverão ser assumidas por todos os que oferecem Educação em Aracaju, seja integrante da rede pública ou privada.

Para melhor garantir o gerenciamento do PME nas escolas, cada unidade ficou encarregada de eleger um delegado, cuja função implica na organização das propostas defendidas pelos participantes, tendo como base as nove temáticas vigentes no PME, entre elas, Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação Especial, Educação de Jovens e Adultos e Ensino Médio.

Na escola municipal de Ensino Fundamental Tancredo Neves, a primeira dinâmica estabelecida pelos educadores foi a de ressaltar as principais problemáticas enfrentadas pelos alunos em sala de aula. “Estamos colocando em pauta a necessidade de uma sala de recursos que nos possibilite avançar no processo ensino/aprendizagem. Como trabalhamos com crianças que apresentam dificuldades de raciocínio, solicitamos também o auxílio de uma equipe multidisciplinar composta por fonoaudiólogos e psicólogos”, declarou a coordenadora geral da Emef., Ozana Almeida.

Após o debate, essas e outras solicitações serão agrupadas num documento que deverá ser enviado até o dia 18 de novembro ao Departamento de Ensino da Semed, quando todo o material será analisado pelos membros das comissões temáticas do PME, para ser definitivamente, aprovado nas plenárias finais, que serão agendadas em fevereiro de 2006.

“O encontro tem possibilitado a leitura do material de apoio para o PME, no qual Aracaju é destacada como grande centro regional sergipano, em função da realidade vivenciada em cada uma de suas localidades. Aborda também a educação como elemento de construção da cidadania, cujos aspectos norteiam a oferta do Ensino Fundamental e o resgate da qualidade de ensino para atrair alunos e representantes das comunidades”, descreveu a coordenadora pedagógica da Emef. Freitas Brandão, Marleide Leite.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

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