[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Além de salvar vidas diariamente, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), disponibiliza o atendimento de serviço social aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). De janeiro a setembro desse ano já foram realizados 15.383 atendimentos, quase o número total do ano de 2004, que registrou 16.937 remoções.

Esse serviço compreende o deslocamento de usuários para realização de exames e procedimentos, desde os mais simples aos mais complexos como quimioterapia, hemodiálise e fisioterapia que são os mais freqüentes. Só no ano passado foram realizadas quase sete mil remoções para tratamentos de hemodiálise de pessoas que solicitam o serviço.

O agendamento dos usuários é feito com antecedência de três dias. As próprias unidades de saúde do município, através dos assistentes sociais e enfermeiros, entram em contato com a assistente social do Samu e assim é disponibilizado o serviço. Além desses casos, há aqueles que já estão cadastrados pela necessidade dos usuários de disponibilizarem do serviço com freqüência. “Existem usuários que fazem uso do serviço até três vezes por semana”, relata a coordenadora do Serviço Social do Samu, Amália Salmeron.

Com a chegada da nova frota de ambulâncias do Samu em setembro de 2004, três Unidades de Suporte Básico (USB) foram transferidas para o serviço social e foram somadas a três kombis que já realizavam o transporte de usuários. As USB são responsáveis pela locomoção de acamados. Segundo Amália, essa transferência trouxe mais conforto aos usuários e, já que as ambulâncias são seminovas, os custos de manutenção diminuíram bastante.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.