[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Estudantes do pré-escolar à 4ª série da Escola Municipal de Ensino Fundamental Ministro Geraldo Barreto Sobral, localizada no bairro Santos Dumont, participaram durante a manhã de hoje, 14, da I Passeata em Defesa do Meio Ambiente. O evento teve com objetivo sensibilizar a comunidade sobre a importância de desenvolver hábitos de higiene e de preservação dos recursos naturais.

Carregando faixas e entoando canções educativas, os alunos conseguiram atrair diversas crianças da comunidade e pais para as ruas do loteamento Pau Ferro. Com o auxílio dos professores, foram confeccionadas ilustrações de animais em extinção e passadas orientações sobre as conseqüências do desperdício de água.

De acordo com a professora do Ensino Fundamental, Maria Djalma Barbosa, a atividade representa uma das dinâmicas estabelecidas como pré-requisito para a efetiva participação da unidade escolar na “II Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente”, promovida pelo Ministério da Educação (MEC) e que acontece em Brasília/DF, entre os dias 5 e 9 de dezembro deste ano.

“Realizamos hoje a primeira atividade educativa em prol do engajamento dessas crianças na conferência. Os trabalhos começaram há quinze dias, período em que toda a unidade se manteve atenta às exigências do MEC e aos requisitos necessários ao cultivo dos bons hábitos nos departamentos da escola”, explicou a professora.

Pequena conferência
Todo o material elaborado para a realização da passeata será utilizado durante a pequena conferência, que acontecerá na própria escola no dia 18 de outubro. A conferência destacará o posicionamento da referida unidade na proposta de preservação estabelecida pelo MEC, que é de fortalecer a Educação Ambiental para a diversidade nos sistemas de ensino, incentivando uma nova geração de jovens que se empenham nas questões sócio-ambientais e no respeito à diversidade étnico-racial.

“Mesmo antes da pequena conferência já tenho consciência de que devo melhorar meus hábitos em casa e na escola, pois um ambiente saudável estimula a aprendizagem de todos. Além disso, pretendo dividir todo o meu conhecimento com outras crianças, seja durante a grande conferência que acontecerá em Brasília ou mesmo aqui no bairro”, concluiu a jovem Gleiciane Santana, de 12 anos.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.