Portadores de deficiência mental moderada recebem certificados de agentes de limpeza
Foram 35 horas de aulas, entre dicas de relações interpessoais e prática de limpeza geral, que fizeram aumentar nos alunos o desejo de conseguir em breve um trabalho e assim maior independência de seus familiares. Isso é o que atesta uma das concludentes, Gilma Porto dos Santos, 40 anos. “Gostei muito do curso e agora quero um emprego, para trabalhar e ter o que é meu”, afirmou, acreditando que o conhecimento adquirido vai abrir portas para isso.
Segundo a psicóloga e instrutora do curso, Leila Machado, apesar de ser um público diferenciado, o conteúdo foi o mesmo e o rendimento dos alunos foi muito bom. “As aulas foram mais detalhadas para que eles compreendessem bem, sendo que eles demonstram o aprendizado melhor na prática”, informou, acrescentando que eles são sim muito capazes. “Às vezes até mais que uma pessoa dita normal”, enfatizou.
Inclusão Social
Durante a entrega dos certificados, que contou com uma apresentação de dança de dois alunos, o presidente da Fundat, Edson Freire Caetano, parabenizou a turma e falou do compromisso da prefeitura em promover a inclusão social. Também falou do marco que esse curso representa. “De tudo o que a gente fez em mais de 3 mil cursos esse ano, vocês realmente marcam o trabalho da Fundação”, declarou.
“É com alegria que estamos procurando fazer a nossa parte”, completou. De acordo com o presidente, além da qualificação profissional, uma preocupação maior é fazer com que com eles possam trabalhar. Por isso, todos os concludentes vão integrar o Programa de Intermediação de mão-de-obra, que é realizado pela Fundat em parceria com empresas, para encaminhá-los ao mercado.
Na ocasião esteve presente a promotora de justiça Berenice Andrade de Melo, que fez a entrega para um dos concludentes e falou para os demais. “É com grande satisfação que estou aqui hoje. É uma preocupação do Ministério Público que vocês sejam incluídos e vejo aqui um resultado já da preocupação do prefeito Marcelo Déda para que isso aconteça. Espero que possam tocar a vida em frente com independência”.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Portadores de deficiência mental moderada recebem certificados de agentes de limpeza – Fotos: Silvio Rocha