[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Lembrado mundialmente como o dia destinado à Saúde Mental, hoje, 10 de outubro, é o dia em que usuários, profissionais da saúde e toda sociedade em geral se unem em prol de uma proposta que visa acompanhar e tratar as pessoas com transtornos mentais de forma mais humana, mais acolhedora e em liberdade. Para que este importante dia seja lembrado, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está promovendo durante todo o dia uma exposição no shopping Riomar com as peças confeccionadas nas oficinas dos cinco Centros de Apoio Psicossocial (Caps) que integram a Rede Municipal de Saúde Mental.

A exposição é composta por artes visuais, artesanatos, mostras de vídeo (demonstrando todo trabalho desenvolvido nos Caps), recital de poesias e apresentações musicais. Tudo por conta dos usuários que, através das atividades terapêuticas nas oficinas produtivas, desenvolvem seu lado criativo como meio à inserção social.

Conforme explica a supervisora da rede de Saúde Mental, Suely Matos, o dia mundial da saúde mental está inserido no movimento de reforma psiquiátrica, cujo fortalecimento da luta é dinâmico. “Esse é um momento de estarmos divulgando e apresentando a proposta, que é a de cuidar do portador de transtorno mental em liberdade, de responsabilizar a família, de propor um serviço mais resolutivo”, explica.

Para Cristiano de Almeida Lima, que é usuário do Caps e Conselheiro Municipal de Saúde, hoje é um dia para refletir e agir. “É um dia de analisarmos a forma como queremos ser cuidados e queremos viver, só que não adianta ficar apenas pensando, é importante agirmos, requerendo um cuidado decente à saúde, cidadania e uma vida integrada à sociedade”, ressalta.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.