[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]O bom desempenho dos dois jovens atendidos pelos programas sociais da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) no VIII Campeonato Nacional de Capoeira demonstra que as oportunidades são fatores fundamentais para que as aptidões sejam descobertas, especialmente quando se trata de crianças e adolescentes em situação de risco e vulnerabilidade social. Os dois adolescentes, Wallace Pessoa Santos, 17, e Jorge Henrique Muniz de Amorim,15, integrantes do Projeto Criança Cidadã, não trouxeram medalhas, mas destacaram-se em quarta colocação na disputa, que ocorreu em Vitória, no Estado do Espírito Santo, com grandes capoeiristas conhecidos nacionalmente, resultados considerados bastantes satisfatórios.

Wallace trabalhava em carroças de pessoas conhecidas para transportar compras de clientes em feiras livres e portas de supermercados. Neste campeonato nacional, ele disputou na categoria em conjunto e ficou em 4° lugar por equipe. “Foi um bom aprendizado. Participei da categoria em conjunto e consegui um ótimo resultado. Estou feliz com a colocação”, desabafou o garoto, sem esconder a emoção. “Tive a oportunidade de conhecer pessoas novas e vários mestres e isso acrescentou muito para mim”, complementa.

Já Jorge Henrique vivia pedindo esmolas nas ruas da cidade ou nos sinais de trânsito. Regatado pelos educadores sociais da Semasc, Jorge Henrique é um exemplo em seu grupo na Oficina de Capoeira. Ele foi classificado em 4°lugar na categoria infanto-juvenil, peso leve. “Foi uma experiência muito boa. Essa viagem me motivou ainda mais. Agora vou treinar mais para poder participar de outros campeonatos”, afirma, com determinação.

Para o educador social Paulo Santos, que acompanhou os atletas mirins da Semasc durante o Campeonato de Capoeira, esse incentivo do Projeto Criança Cidadã só aumenta a perspectiva de vida dessas crianças. “Com essas oportunidades, os adolescentes acreditam mais no professor, no projeto e vê a possibilidade dos sonhos se realizarem”, afirma o instrutor. “O resultado desses atletas no campeonato foi ótimo. Eles competiram em nível nacional e, sem dúvida, esse campeonato vai ajudar a participação desses atletas no Campeonato Nacional do próximo ano”.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.