[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Oito formadores do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem) reuniram-se hoje, 7, com a secretária Municipal da Educação, Tereza Cristina Cerqueira da Graça, para discutir mais detalhadamente os critérios estabelecidos pelo governo Federal para a inserção de cidadãos de 18 a 24 anos interessados em concluir o Ensino Fundamental no prazo de um ano. Para alcançar esta meta, os formadores deverão capacitar 100 professores do Ensino Fundamental com nível superior, 20 educadores profissionalizantes e 10 assistentes sociais inseridos no programa. O objetivo é fazer com que os formadores preparem da melhor maneira os alunos para o desenvolvimento de atividades de interesse comunitário.

De acordo com a secretária, a perspectiva é de tornar o ensino público noturno interessante para os jovens inseridos no Projovem, não somente pela bolsa mensal de R$ 100, garantida mediante a união da Secretaria Nacional de Juventude e a Secretaria-Geral da Presidência da República.

“Queremos extrair do Projovem o desenvolvimento de uma política de ensino no Brasil, a ser aplicada em Aracaju, inibindo os índices de evasão escolar. Tal perspectiva tem origem na observação dos programas já visitados pela equipe técnica da Semed, a exemplo de Recife, onde os alunos conseguiram expor planos de ação a serem executados ao longo dos 12 meses de curso, ressaltando inclusive a importância de uma ação desse caráter”, declarou Tereza Cristina Cerqueira da Graça.

Dos oito formadores engajados no Projovem, quatro fazem parte da rede municipal da educação e os demais da Universidade Federal de Sergipe (UFS), órgão mediador desses profissionais junto ao curso de capacitação que acontecerá entre os dias 24 e 31 de outubro, em Recife/PE. O curso terá duração de 50 horas e reunirá diversos profissionais da educação da região Nordeste.

Logo depois do curso de capacitação, os formadores já estarão trabalhando no processo de seleção dos professores que atuarão nas salas de aula. Serão observados atentamente cada um dos currículos apresentados, levando em consideração a disponibilidade de tempo e a experiência de vida de cada um, a fim de estender a qualificação profissional à capacidade de interação entre os alunos.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

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