Prefeito apresenta ao ministro da Aqüicultura projeto para estimular a pesca em Aracaju
“Nós queremos recuperar a atividade pesqueira artesanal para tirar os pescadores das mãos dos atravessadores, gerar renda e aumentar a consciência ecológica da nossa gente”, disse Marcelo Déda. Um dos focos do projeto será a capacitação dos pescadores para construção naval, tanto para edificar e fazer a manutenção de suas próprias embarcações, quanto para trabalhar em estaleiros de empresas. “Aracaju não pode esquecer que é uma cidade fluvial”, alertou o prefeito.
O projeto já conta com recursos municipais e de parceiros importantes como a Fundação Banco do Brasil e o programa Petrobras Fome Zero. De acordo com o ministro José Fritsch, o governo federal tem todo o interesse em investir na iniciativa. “Vamos articular para que um técnico do ministério venha até Aracaju examinar o projeto e subsidiar a prefeitura com informações adicionais”, afirmou. “O ministério tem como investir aqui e vamos fazer isso”, assegurou.
Já existe na região do bairro Industrial uma cooperativa devidamente legalizada com 36 pescadores participantes. Com o projeto, cuja licitação deverá sair ainda este mês, eles serão contemplados pela fábrica de beneficiamento de pescado, um estaleiro e fábrica de gelo.
Ao final do encontro o ministro foi presenteado com o kit da Secretaria Municipal de Planejamento (Seplan), que contém informações e mapas digitalizados da cidade, além do livro com a obra do pintor sergipano J. Inácio. O vice-prefeito Edvaldo Nogueira, o presidente da Fundat, Edson Caetano, o secretário José Eduardo Dutra (Relações Institucionais) e o chefe de gabinete do prefeito, Oliveira Júnior, além de assessores do
ministro e técnicos da prefeitura participaram da reunião.[/vc_column_text][/vc_column]
[vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Prefeito apresenta ao ministro da Aqüicultura projeto para estimular a pesca em Aracaju – Fotos: Márcio Dantas