[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Os secretários municipais e representantes da Cultura de dezenas de cidades sergipanas participaram na tarde de hoje da apresentação da Rede Sergipe de Cultura. A iniciativa conta com a parceria da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esportes (Funcaju), Sebrae, Infonet, Sesc, Sociedade Semear, UFS, Fapese e ECOS. Deverão ainda se engajar nesta ação o Banco do Nordeste e a Petrobras, que também participaram do encontro de hoje. Além disso na reunião foi apresentado o Sistema Nacional de Cultura (SNC).

Com o auditório da Fapese lotado por representantes dos municípios sergipanos ligados à área de cultura, o presidente do Conselho Gestor da Rede, Carlos Brito, agradeceu aos parceiros e solicitou a participação das cidades do Estado neste empreendimento.

Para o diretor do Centro de Cultura e Arte (Cultart), Otávio Luiz, que representou a Universidade Federal de Sergipe, este é o início de um trabalho que no futuro passará a “colher alguns frutos”. Segundo ele, esta é uma oportunidade que os envolvidos com a arte sergipana terão para “ver, ouvir, pegar, cheirar e comer a arte”. “Esta é uma chance de resgatar os movimentos culturais de nosso Estado”, disse ele.

Isaac Galvão, diretor da ECOS (Entidades Culturais Organizadas de Sergipe), afirma que a Rede Sergipe de Cultura colaborará na diminuição da distância cultural existente no Estado. “Este é o primeiro passo para incluir a cultura na discussão diária nos municípios”.

Democratização da cultura
Segundo a presidente da Funcaju, Karlene Sampaio, a participação do órgão na Rede demonstra a disposição de que a Prefeitura de Aracaju, por meio da Funcaju, acredita no processo de democratização da cultura. Para ela, esta iniciativa dará a oportunidade de elaboração do inventário cultural de Sergipe. “Vamos saber onde estão os artistas, o que produzem…”, explicou.

Karlene conclamou os participantes do evento a construir coletivamente um projeto central para a cultura de Sergipe. A presidente da Funcaju aproveitou a oportunidade e enfatizou a importância da adesão dos municípios sergipanos ao SNC. “É o momento de vermos a cultura como instrumento de política pública”, disse. Ela ressaltou que as cidades devem consolidar uma relação estratégica visando estreitar laços com o Ministério da Cultura.

A presidente da Funcaju informou que a Prefeitura de Aracaju já sinalizou o interesse em aderir ao SNC. Karlene sugeriu aos presentes que se construa uma rede de articulação para formar o Fórum Estadual de Cultura. Já o secretário geral da Rede, João Paulo Neto, exibiu o funcionamento do site, que deverá estar em funcionamento a partir do mês de dezembro deste ano.

SNC

Antes de apresentar o SNC, a representante do Ministério da Cultura no Nordeste, Tarciana Portela, elogiou a iniciativa da formação da Rede. “Estão lançando um exemplo para o Brasil”. Em seguida, foi exibido um vídeo com o ministro Gilberto Gil sobre a importância do Sistema para a cultura. Logo depois, ela apresentou o mecanismo de funcionamento do SNC.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.