[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]As obras de reurbanização do bairro Santa Maria já fazem parte de uma nova fase na vida dos 32 mil moradores do local. Para isso, o Projeto Santa Maria Protege está sendo executado pela Prefeitura de Aracaju em parceria com o Governo Federal e a Petrobras. “A prefeitura não teria recursos para executar esta obra sozinha nem em 10 mandatos. Mas graças às parcerias que estabelecemos, este sonho está sendo realizado. Isto não é promessa de candidato, mas um compromisso assumido e cumprido pelo prefeito”, disse Marcelo Déda, ao assinar no final do ano passado a ordem de serviço para início das obras.

O projeto inclui a contenção do morro do Avião, construção de um novo canal de escoamento de águas pluviais, assim como a recuperação de sua vegetação. Como a obra de controle de erosão, captação e lançamento de águas pluviais do Canal Santa Maria é de grande importância para o início dos trabalhos, o canal está com grande parte do muro erguido, ocupando os dois lados da avenida principal. Alguns dos reservatórios de água já foram escavados e encontra-se em andamento a etapa de paisagismo para estruturar o visual do ambiente.

Os moradores do Santa Maria circulam curiosos para verificar o andamento da obra, tanto nas ruas do conjunto Padre Pedro como no próprio morro do Avião. “A gente tem acompanhado todo o serviço que está sendo feito. Antigamente fizeram muitas promessas, mas só o prefeito Marcelo Déda teve a sensibilidade de olhar para nós da periferia. Agora tenho mais confiança de que o nosso bairro vai melhorar”, disse a vendedora Janailde Santos, moradora há 11 anos do Santa Maria.

Todas as etapas do projeto já estão sendo trabalhadas no momento para que a obra seja entregue dentro do prazo. “O serviço de paisagismo começou dia 12 deste mês e já estamos nivelando o terreno e preenchendo o local com grama de gengibre em tapetes para evitar o escavamento quando a chuva cair. O objetivo é conter a erosão da encosta”, explica Gilvan Santos, encarregado da obra.

A construtora Celi, responsável por parte do serviço, está construindo 10 grandes reservatórios (conhecidos popularmente como piscinões) no alto do morro para complementar todo o sistema de contenção. “Os piscinões terão a capacidade de armazenar 15 mil metros cúbicos de água e, após chegarem próximo ao limite, verterão a água diretamente para uma rede de canais preparada para esse fim, destinando a água para um local determinado, evitando os deslizamentos e erosões já verificados na área”, explicou o engenheiro responsável pela obra, Diogo Martins.

Todo o trabalho é coordenado pela Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb). Além dos serviços de contenção do morro do Avião, o projeto Santa Maria Protege envolve drenagem e pavimentação de ruas no bairro e construção de casas populares na região. A estimativa é de que até o final do ano toda a estrutura esteja concluída, eliminando praticamente todos os riscos de deslizamento que ameaçavam os habitantes do local.

Prefeitura no Santa Maria
Além do projeto Santa Mara Protege, a Prefeitura de Aracaju já executou nesses últimos quatro anos e meio uma série de obras estruturantes na região. A praça Padre Melo, a unidade de saúde Celso Daniel e a reforma da unidade Elisabeth Pita, a urbanização da praça da feira, a reforma e ampliação da Escola Municipal Laonte Gama, a criação das escolas municipais Diomedes Silva e outra de ensino infantil, os cartões sociais que atendem a 3 mil famílias são a prova da presença efetiva do poder público municipal no bairro.

Além disso, a organização não-governamental Missão Criança Aracaju, dirigida pela primeira-dama Eliane Aquino, desenvolve o programa Recriando Caminhos para 400 crianças e suas famílias com atividades extra-curriculares e cursos profissionalizantes no Santa Maria. Já a Fundação Municipal do Trabalho mantém no bairro uma unidade de qualificação profissional que atende centenas de pessoas, inclusive com agência do Banco Popular do Brasil.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.