Técnica da Semed capacita educadores de Canindé do São Francisco
O evento aconteceu nos auditórios do clube social do município e do Museu de Arqueologia de Xingó (Max). Durante o encontro os profissionais da área de educação daquele município conheceram a necessidade do desenvolvimento de uma política de inclusão dos PNEE. “O interesse da Secretaria da Educação de Canindé surgiu depois de terem visto num jornal de circulação estadual, uma matéria sobre as duas capacitações que aconteceram no segundo semestre de 2004, que contou com a participação de gestores e educadores da capital e de alguns municípios do interior, a exemplo de Laranjeiras e São Cristóvão”, comentou Niraildes.
Através desta matéria, que também serviu como guia para que a assessora fosse encontrada, já que as duas secretarias não mantinham nenhum tipo de contato, os técnicos de Canindé do São Francisco conheceram o caráter e os critérios do programa. “Por necessitarem de um órgão que disponibilize a assistência devida a essa clientela, convidamos o município para fazer parte do programa do Governo Federal, que já disponibilizou duas vagas para os educadores interessados”, declarou Niraildes Prado.
A boa receptividade e a importância dos assuntos trabalhados, segundo a assessora da Semed, fizeram com que a secretária da Educação de Canindé, Acácia Aguiar Andrade, viabilizasse mais oito vagas para a capacitação que acontece em outubro deste ano, em Aracaju. Durante toda a capacitação foram destacadas as experiências vivenciadas por cada educador, fazendo-os reconhecer as habilidades dos PNEE, para saber qual a melhor maneira de integrá-los no contexto social. Para isso, foram desenvolvidas atividades lúdicas, trabalhos em grupo e palestras educativas.
Além do interesse em manter um atendimento igualitário entre os PNEE e as demais crianças, um dos aspectos que mais dinamizaram a parceria foi a visita dos técnicos da Secretaria Municipal da Educação de Canindé do São Francisco à Escola Municipal de Ensino Fundamental Oscar Nascimento, quando puderam observar e melhor compartilhar com outros educadores a problemática de inclusão evidenciada no cotidiano da unidade.
“Tenho certeza que através do grau de interesse desses educadores e funcionários o atendimento ao aluno daquele município passará por uma melhoria considerável, já que a visão desta realidade também se tornou mais aguçada”, concluiu Niraildes Prado.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Técnica da Semed capacita educadores de Canindé do São Francisco – Niraildes Prado. Foto: Ascom/Semed