[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Durante a tarde de ontem, dia 20, estudantes de 26 escolas da rede municipal de Educação e representantes da Comissão Organizadora Executiva do Estado de Sergipe (COE/SE) compareceram ao auditório da Sociedade Semear, no bairro São José, para participar do oficinão, evento que mostrou como deverá ser realizada a II Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente nessas escolas. A ação representa uma das etapas da grande conferência que acontece em Brasília/DF, entre os dias 5 e 9 de dezembro, através de uma ação articulada entre os Ministérios da Educação e do Meio Ambiente (MEC/MMA).

Com o auxílio da coordenadora de projetos pedagógicos da Secretaria Municipal da Educação (Semed), Fátima Maynard, e da representante do Conselho Jovem, Tatiane Bohmer, os participantes conheceram a “Carta das Responsabilidades”, que aponta para a indicação de delegados e suplentes que ajudarão os demais estudantes na elaboração de cartazes, spots, fotos e outros materiais. O resultado do trabalho coletivo será avaliado pela COE/SE, enquanto que os delegados selecionados para participar da grande conferência serão indicados pelos membros do Conselho Jovem.

“Realizamos a simulação da conferência para que as dúvidas que porventura venham surgir sejam sanadas. Além disso, faremos a avaliação da oficina junto aos alunos sob a perspectiva de que o jovem educa o jovem. Dessa forma, multiplicaremos os oficinões nas demais regiões do Estado, divulgando o evento, para que outros jovens estejam aptos ao exercício da responsabilidade social”, declarou Tatiane Bohmer.

As conferências nas escolas deverão ser dinamizadas até o dia 18 de outubro, período em que cada grupo de estudantes terá desenvolvido uma responsabilidade relacionada à temática “A Popularização de Acordos Internacionais sobre Biodiversidade, Mudanças Climáticas, Segurança Alimentar e Nutricional e Diversidade Étnico-Racial”. Um cartaz em função do referido tema também será elaborado. De acordo com o estudante da 8a série da Escola Municipal de Ensino Fundamental Jaime Araújo, Wendel Teixeira, as tarefas serão facilmente desempenhadas, pois cada unidade escolar contará com o apoio dos delegados e dos demais colegas engajados na proposta.

“Como representante da Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida da escola (COM.VIDA), incentivarei os alunos a participar ativamente da conferência. Tal tarefa não será difícil, pois já conhecemos muitas estratégias de preservação do ambiente escolar, que nos foram ensinadas através das aulas de Geografia”, concluiu Wendel.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.