[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]O prefeito de Aracaju, Marcelo Déda, embarcou ontem para a Europa, onde vai participar durante esta semana do Primeiro Fórum de Cooperação Descentralizada Itália-Brasil na cidade italiana de Turim. Além de reforçar as relações entre os dois países, o evento vai intensificar de forma prática a interação entre municípios brasileiros e italianos em áreas como gestão urbana, meio-ambiente, infância e adolescência e direitos das mulheres, dentre outras.

“Um dos temas mais fortes do evento será o debate sobre a promoção da cultura da paz nos municípios”, explicou o prefeito. De acordo com ele, o convite para participar do evento foi feito há cerca de três meses pela Associação Nacional de Municípios da Itália (ANCI), equivalente à Frente Nacional de Prefeitos (FNP) brasileira, e a União das Províncias da Itália (UPI), em parceria com a Presidência da República Brasileira e os ministérios das Relações Exteriores, Cidades e Articulação Política, através da Secretaria de Assuntos Federativos (SAF).

Ao lado de ministros do governo italiano e autoridades da comunidade européia, os ministros brasileiros das Cidades, Márcio Fortes, e das Relações Institucionais, Jacques Wagner, também vão participar do evento em Turim. A iniciativa integra o projeto 100 Cidades e 100 Projetos para o Brasil, cujo objetivo é apoiar políticas de descentralização administrativa e de democracia participativa do Governo brasileiro, através da promoção direta de ações de cooperação descentralizada envolvendo entidades públicas, associações, ONG’s e representantes da sociedade civil organizada.

“O êxito da nossa experiência administrativa tem transformado Aracaju numa referência que ultrapassa as fronteiras do Brasil, especialmente nas políticas sociais, de participação popular e controle social, assim como no equilíbrio fiscal que caracteriza a gestão”, avaliou o prefeito de Aracaju, que vai participar do evento juntamente com prefeitos de outras cidades brasileiras, a exemplo de Belo Horizonte (MG).

A secretária municipal de Planejamento, Lúcia Falcón, vai acompanhar o prefeito na viagem para levar projetos que serão apresentados a possíveis financiadores europeus. “Estamos no ano de revisão do Plano Diretor e precisamos buscar convênios na área de transferência de tecnologia e planejamento urbano”, esclareceu o prefeito Marcelo Déda.

Aracaju em destaque

Aracaju tem sido sempre convidada a participar de eventos nacionais pelo governo brasileiro e redes de cidades que unem municípios de vários países do mundo têm buscado incluir a capital sergipana em seus eventos. Além disso, a cidade tem recebido constantes visitas de delegações de todo o Brasil, que vêm conhecer e trocar experiências com a administração municipal.

O município também tem tido grande destaque internacional. Nas últimas quinta e sexta-feira uma equipe de técnicos franceses especializados na revitalização de centros históricos esteve na cidade. O grupo dará suporte aos estudos realizados para recuperar prédios históricos e antigas praças do Centro de Aracaju. Delegações de países como o Equador, Estados Unidos e Itália também já vieram à capital para o intercâmbio de experiências. Enquanto o prefeito Marcelo Déda estiver viajando, o vice-prefeito Edvaldo Nogueira assumirá o comando da administração municipal de Aracaju.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.