[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]O prefeito de Aracaju, Marcelo Déda, prestigiou na manhã de hoje a inauguração do Parque Nacional da Serra de Itabaiana, a primeira área de preservação ambiental do gênero em Sergipe. A área agora sob o comando do Ibama nacional abrange 7.966 hectares de Mata Atlântica e Caatinga dos municípios de Itabaiana, Areia Branca, Laranjeiras, Itaporanga e Campo do Brito.

A transformação em parque vai, além de garantir a conservação do espaço, favorecer a realização de pesquisas científicas, a disseminação de cursos de educação ambiental e a geração de emprego e renda através do ecoturismo no estado. “Este é um dia para entrar na história de luta ambiental do nosso povo, que hoje realiza seu grande sonho de garantir a proteção legal desta área e permitir que este tesouro não fique segregado do convívio da sociedade, mas que seja aproveitado de maneira inteligente”, afirmou o prefeito de Aracaju.

Marcelo Déda fez questão de elogiar o empenho dos prefeitos Ascendino Souza (Areia Branca) e Maria Mendonça (Itabaiana), que trabalharam junto com o gerente executivo do Ibama em Sergipe, Márcio Macedo, para fazer andar no governo federal o projeto de tombamento da região numa área a ser preservada, que existia desde 1979.

“A gestão de Márcio Macedo vai entrar para a história como a melhor já realizada por um gerente do Ibama no estado”, avaliou. “O presidente Lula e a ministra do meio-ambiente, Marina da Silva, entenderam a reivindicação popular e a necessidade de consolidar este patrimônio natural do povo sergipano”, complementou o prefeito.

Um estudo da região realizado pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), detectou a existência de 16 espécies de serpentes, 24 de anfíbios e 123 de aves na Serra de Itabaiana. Com seus nascedouros de riachos, a área resguarda ainda recursos hídricos que servem ao abastecimento do município de Itabaiana e parte de Aracaju.

Patrimônio Natural e Cultural

“A Serra já é uma referência para a população local, já está enraizada na cultura do povo. Por isso, o que fazemos hoje é entregar a Sergipe um presente que vocês construíram para si próprios”, falou o diretor de Ecossistemas do Ibama Nacional, Valmir Ortega. “Conservar a natureza é conservar a cultura e a história de um povo e Aracaju será fundamental no incremento do turismo ecológico aqui, já que é porta de entrada para os turistas que vêm a Sergipe”, frisou.

De acordo com o gerente executivo do Ibama em Sergipe, Márcio Macedo, o sonho de criar a estação ecológica da Serra de Itabaiana cresceu. “O Parque Nacional que temos hoje é uma demonstração do compromisso do governo Lula com o meio-ambiente e do carinho especial que o presidente tem com todos os sergipanos”, afirmou. Márcio Macedo aproveitou a ocasião para nomear a analista ambiental Valdineide Barbosa, que trabalha na Serra há 15 anos, a chefe do Ibama responsável pela área.

Os prefeitos Ascendino Souza e Maria Mendonça fizeram questão de destacar o papel fundamental exercido pelo prefeito Marcelo Déda para o andamento do projeto junto ao governo federal. Eles agradeceram e elogiaram ainda a seriedade com que o tema foi tratado pelo Ibama. Autoridades políticas de diversos municípios e vários secretários municipais de Aracaju participaram da inauguração em que também foram entregues os certificados de formação da brigada de incêndio do Parque.

Regularização fundiária e conselho gestor

Segundo o diretor de Proteção Ambiental do Ibama Nacional, Flávio Montiel, os próximos passos na implementação do Parque Nacional da Serra de Itabaiana serão a regularização fundiária do espaço e a criação de um conselho gestor formado por instâncias de governo e representantes da sociedade civil, que vão gerenciar o planejamento da infra-estrutura da região.

Atualmente, apenas 3,5% dos quase 8 mil hectares pertencem ao Ibama. O restante será desapropriado após a avaliação de cada terreno e devida indenização de seus proprietários. “Nós vamos agregar a geração de emprego e renda à população que poderá ser brigadista, guia de ecoturismo e até mesmo membros do conselho gestor”, explicou Montiel.

Novas áreas de proteção

A partir de outubro serão realizadas audiências públicas na região de Xingó, onde até o final do ano deverá ser criado o Parque Nacional do Cannyon do São Francisco. A previsão é de que até dezembro de 2006 o governo Lula feche seu mandato com sete novas áreas de preservação ambiental em Sergipe.

A festa na Serra de Itabaiana para comemorar a implantação do Parque Nacional foi encerrada com show musical dos artistas Nino Karva e Zé Américo do Campo do Brito.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.