[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Na última semana a Secretaria Municipal de Finanças intensificou o trabalho de fiscalização nas agências bancárias da capital para verificar a aplicação da lei que obriga os bancos a atenderem os clientes dentro do tempo de 15 minutos. A Coordenação de Defesa do Consumidor esteve verificando in loco as irregularidades e também o cumprimento da legislação.

O secretário de Finanças da Prefeitura de Aracaju, Nilson Lima, está satisfeito com o trabalho que vem sendo desenvolvido. “Em termos de fiscalização, na nossa avaliação, foi extremamente positiva porque nós conseguimos visitar praticamente todas as agências bancárias da capital. Notificamos aquelas em que detectamos pendências”, informou, acrescentando que a população garantiu boa receptividade à presença dos fiscais.

“Sentimos uma crença nas pessoas de que realmente a vigilância está se tornando efetiva e por isso nós acreditamos que os agentes financeiros, dentro de poucos dias, estarão em sintonia com a legislação”, completou Nilson Lima. Para as agências que ainda não começaram a obedecer a legislação, algumas autuações já foram realizadas e, de acordo com o secretário, nos próximos dias penalidades concretas serão aplicadas.

Cumprimento da Lei

Por outro lado, algumas agências bancárias tem se destacado por cumprir os 15 minutos no atendimento ao público. “Um maior destaque para as agências do Banco do Estado de Sergipe (Banese). Na sexta-feira nós recebemos a diretoria do banco, que mostrou as providências adotadas, como instalação de equipamentos, mas independente disso a diretoria nos garantiu que os 15 minutos já estão sendo observados em todas as suas agências”, salientou o secretário.

Outra experiência bastante positiva que Nilson Lima fez questão de ressaltar foi a verificada no banco Bradesco. “Nós temos observado que não há denúncias até o presente momento e nas verificações in loco constatamos que o banco tem desenvolvido um grande esforço para adequar-se aos termos da legislação”, contou.

De acordo com Nilson Lima há um número expressivo de denúncias, inclusive algumas já protocoladas, que envolvem bancos oficiais e particulares. “Já há processos sendo instruídos contra as agências infratoras e o trabalho de fiscalização deverá ser intensificado nesses bancos por conta do número de denúncias”, explicou. Em outros casos de denúncias, mas onde não foram constatadas infrações graves, a secretaria está fazendo um trabalho de acompanhando e monitoramento das agências.

“Nós não temos a menor dúvida de que as agências se enquadrarão, porque todos os rigores da lei serão utilizados. A fiscalização será cada vez mais intensiva, principalmente pelo engajamento da sociedade que tem exigido por parte dos bancos o respeito aos seus direitos e também pela cobertura que a imprensa tem dado, inclusive a imprensa nacional, às ações que estão sendo desenvolvidas. Pela conjugação de fatores, pelos esforços e interesses envolvidos, não temos dúvida de que a lei que obriga os bancos a atenderem os clientes dentro dos 15 minutos previstos será cumprida”, concluiu.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

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