Últimos pelotões do desfile cívico exibiram o carnaval, os festejos juninos e a Aracaju de hoje
Os temas foram exibidos através de muitas alegorias e fantasias. As Emef’s Manoel Bonfim e Zalda Gama trataram sobre o carnaval através de estandartes que lembravam os blocos carnavalescos do Aracaju antigo como Cordovínico – 1895, Arranca -1903, e Mercuriano de 1895. Os clubes aracajuanos, a exemplo da Associação Atlética, Iate Clube e Cotinguiba, foram expostos através de bandeiras. Alunos fantasiados de pierrôs, colombinas e palhaços também relembraram os antigos carnavais. O Pré-Caju foi trabalhado pelas escolas como a festa de rua, que lembra o reinado de Momo, que mais atrai a população.
Festas juninas
As escolas Jaime Araújo e Jornalista Orlando Dantas encenaram na rua de Bahia os festejos juninos exibindo coreografias de xote e xaxado, homenageando as quadrilhas mais famosas da cidade, como a Asa Branca e a Assum Preto, que foi premiada recentemente como a melhor quadrilha do Brasil. A quadrilha da Emef. Jaime Araújo, a “Tem K que tem forró”, composta por integrantes da comunidade escolar, também desfilou. Os santos do período junino não foram esquecidos e estiveram representados na avenida através de estandartes com o nome e figura de cada um.
A atualidade dessa festividade, o Forró-Caju, foi mostrada na avenida através de uma maquete do Mercado Central, onde tradicionalmente acontece a festa. “Uma das festas de maior importância para a população acontece neste espaço. Lá é um local onde todos se encontram, é um momento de interação entre todas as comunidades, um verdadeiro encontro cultural com todos os tipos de música” destacou a coordenadora geral da Emef. Jornalista Orlando Dantas, Maria Aparecida Santos.
Coube à Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente Vargas, a tarefa de encerrar o desfile e demonstrar o “Aracaju de hoje”, levando para a avenida 30 crianças representando o canto do Aribé, entoando o hino da cidade e o parabéns a você. Fechando a manhã de comemorações à Pátria e aos 150 anos de Aracaju, um carro alegórico com um grande e belíssimo bolo, além de atores caracterizados com trajes da época, representando o banquete oferecido por Chica Chaves.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- ltimos pelotões do desfile cívico exibiram o carnaval
- os festejos juninos e a Aracaju de hoje – Fotos: Márcio Garcez