[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Os últimos retoques na fachada e no asfalto estão dando um toque final na obra do Mercado setorial do Bugio, espaço comercial destinado a ser uma referência para o comércio varejista de Aracaju. A inauguração, que será realizada no próximo dia 26, contará com a participação do prefeito Marcelo Déda, secretários municipais e demais autoridades, além da presença massiva da comunidade.

Com uma fachada atrativa que utiliza cores vibrantes como o vermelho e o verde, uma reforma do ponto de ônibus e grades de proteção contra vândalos, o Mercado setorial vem para transformar a realidade do conjunto Bugio, levando maior conforto e segurança para quem freqüenta a feira e preza por higiene e qualidade dos serviços.

Segundo o fiscal da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), José Milton da Costa, para tomar conta de toda a estrutura, há um escritório que vai servir de abrigo para os vigilantes. Toda a programação visual de setores, com a identificação do que será posto à venda, está sendo produzida pela Secretaria Municipal de Comunicação (Secom).

Serão 76 pontos de comercialização, entre boxes, lojas, bares, restaurantes e farmácia. Segundo a arquiteta e fiscal da obra, Sheila Trope, na área externa os feirantes poderão se utilizar dos serviços de táxi, estacionamento para carros de passeio e áreas de bancos e jardineiras onde antes era um canteiro central. “Um detalhe importante é que todos os banheiros possuem acesso para portadores de necessidades especiais”, disse a arquiteta.

O revestimento da estrutura é todo de cerâmica e o acabamento possui granito nas bancadas. De acordo com a arquiteta Sheila Trope, a cobertura tem estrutura metálica e em aço, além das telhas de alumínio. “A pavimentação é coberta de concreto e o piso é de alta resistência para suportar a intensa movimentação no Mercado”, afirmou Sheila.

Ao todo, 37 boxes ocuparão a área onde antes existiam apenas boxes desordenados, corredores sujos e estreitos. Cada box da atual estrutura terá pia para permitir maior higiene no manuseio de produtos como verduras, frutas e carnes, até porque a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) exige um mínimo de condições para a manutenção dos alimentos.

Módulos
A estrutura do Mercado está dividida em cinco módulos: no primeiro estão instaladas as lojas e uma pequena parcela do mercado que foi aproveitada; no segundo estão os sanitários e os restaurantes; os terceiro e quarto módulos são compostos de quatro lojas cada; e o quinto abriga o ponto de ônibus.

A obra, que foi realizada com recursos próprios da administração municipal, garantiu emprego a 50 pessoas e está incluída dentro do processo de melhoria do Bugio, que está recebendo um tratamento nas avenidas com o recapeamento asfáltico, incluindo a sinalização de trânsito e pintura dos meio-fios, além da operação tapa-buraco em diversas ruas.

“O ambiente do antigo mercado do Bugio era insalubre, sem as devidas condições sanitárias para continuar operando. Esta não foi uma obra eleitoreira, mas sim necessária. Antes as pessoas se afastavam do mercado, agora até os comerciantes ao redor vão ser beneficiados com a organização da feira”, salientou a arquiteta Sheila Trope.

A construção do Mercado setorial é um marco para o conjunto Bugio, seja pela grandiosidade da estrutura, seja pela iniciativa da administração municipal em proporcionar um agradável ambiente de feira para a população do local. Reconstruído pela Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), o novo mercado será um espaço de comercialização amplo, organizado e moderno.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.