Representantes do Ministério da Saúde conhecem serviços informatizados da Saúde Municipal
O principal motivo da visita, conforme explica o diretor, é conhecer o funcionamento do Cartão SUS na cidade e avaliar as possibilidades de sua adesão em outros municípios. Apontada como referência nacional em Saúde Pública, Aracaju apresenta hoje um percentual de 95% de pessoas cadastradas no Cartão SUS e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) continua investindo no aperfeiçoamento do sistema. Atualmente todas as Unidades de Saúde da Família (USF) do município já trabalham com os Terminais de Atendimento do Cartão SUS (TAS).
Durante a visita o secretário Rogério Carvalho apresentou o modo de funcionamento da rede. Partindo inicialmente das USF os representantes acompanharam o sistema desde o serviço que é prestado no acolhimento nas unidades de saúde através dos TAS, passando à Central de Regulação, onde são organizadas as ofertas e demandas de exames e consultas especializadas. Na ocasião, Rogério Carvalho aproveitou para apresentar as instalações do Centro de Especialidades Médicas (Cemar Siqueira Campos) que estão em obras.
Informatização
O TAS é uma máquina que é responsável pelo registro dos procedimentos médicos dos usuários. Ela organiza a prestação dos serviços e propõe um maior conhecimento do paciente. Através do cartão SUS, os profissionais têm acesso ao histórico dos pacientes. Consultas, exames e aquisição de medicamentos ficam registrados no sistema e podem ser vistos em qualquer TAS da rede.
Com o cartão e utilização do TAS, o usuário passa a ter uma história para saúde. Ficam registradas no sistema todas essas informações, que podem ser acessadas em qualquer unidade. Esse investimento em tecnologia tem contribuído para um maior controle dos serviços e melhoria do atendimento. O cadastramento pode ser feito em qualquer USF mais próxima da residência do usuário, sendo necessário somente documento de identificação.
Atualmente cerca de 800 máquinas (TAS), das 920 entregues pelo Ministério
da Saúde, já estão operando normalmente em Aracaju. Visando uma melhor corbetura, a SMS também implantou o TAS em algumas clínicas e laboratórios da rede privada, que atendem através de convênio firmado com a prefeitura.[/vc_column_text][/vc_column]
[vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Representantes do Ministério da Saúde conhecem serviços informatizados da Saúde Municipal – Fotos: Ascom/SMS