Prefeitura investe na infra-estrutura do conjunto Padre Pedro beneficiando centenas de famílias
Executada pela Prefeitura de Aracaju, a obra possui custo de R$ 6.480.718,67 e possibilitará, com a construção de dois canais, o escoamento das águas pluviais. “O canal coberto (galeria) construído na rua Contorno 1, será de lançamento, ou seja, todos as águas dos canais secundários desta rua, serão lançadas no canal Santa Maria, através deste”, informa o engenheiro responsável pelos serviços, Fernando Gomes, da Delta Construções.
Este canal coberto possuirá 452 metros de extensão e 40% da micro drenagem já está pronta. “Nós trabalhamos em várias vias ao mesmo tempo. As ruas 2, 3, 5, 12 e 14 já estão com os serviços de drenagem concluídos. O volume de água que descia do morro era muito grande e as caixas existentes não suportavam. As galerias (tubos), eram entupidas, e com isso, as águas retornavam alagando tudo”, diz Fernando.
A pavimentação das ruas 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13 e 14 e das travessas 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12 e 13, segundo Fernando Gomes, será em asfalto CBUQ (concreto asfáltico). “O CBUQ concederá um melhor tráfego e também mais conforto a todos da rua, evitando infiltração e facilitando o escoamento”, frisa o engenheiro. A chuva atrasou um pouco o andamento da obra, mas provavelmente a entrega será em abril de 2006.
Renan Moreira Sandes, engenheiro fiscal da Emurb, diz que a execução dos canais será feita em gabião (canal feito de pedras graníticas e telas de arames tratados contra corrosão). “Com a drenagem e pavimentação das ruas e travessas, o conjunto terá saneamento básico. As famílias residentes lá não mais sofrerão com esgotos a céu aberto. A pavimentação evitará poeira e prevenirá a população de contrair doenças respiratórias, além disso, o acesso para ambulâncias e carros de lixo será bem melhor”, ressalta Renan.
Acompanhamento
Jorge Chagas Santos, morador da rua Contorno 1, acompanha os serviços da prefeitura diariamente e não vê a hora de tudo ficar pronto. “Tudo agora vai melhorar, porque a tendência é essa. Antes enchia tudo. A quantidade de água era muito grande e o conjunto não agüentava. Acompanho o trabalho todos os dias e ao que tudo indica não iremos mais sofrer por causa dos problemas que tínhamos”, enfatiza Jorge Chagas.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Prefeitura investe na infraestrutura do conjunto Padre Pedro beneficiando centenas de famílias – Fotos: Wellington Barreto