[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), em parceria com o Conselho Municipal de Assistência Social, já deu o primeiro passo para a V Conferência Municipal da Assistência Social, que acontecerá no mês de agosto em Aracaju. Antes da Conferência a Semasc e o Conselho Municipal estão realizando Pré-Conferências, que serão feitas nos bairros da capital de forma a envolver toda a comunidade assistida pelos programas sociais executados pela Prefeitura de Aracaju para discutir a política de assistência e o Sistema Único da Assistência Social – SUAS.

A I Pré-Conferência aconteceu em clima de expectativa envolvendo a comunidade de 24 bairros e as invasões existentes na área de abrangência do Primeiro Distrito de Aracaju. Estiveram presentes representantes das comunidades dos bairros Jardins, Inácio Barbosa, Conjunto Jardim Esperança, Beira Rio, Parque dos Coqueiros, Invasão Pantanal I e II, Invasão da Energipe, DIA, Ponto Novo, Jardim Baiano, São José, Areias e São Conrado, Conjunto Augusto Franco, Conjunto Orlando Dantas, Mosqueiro, Farolândia, Coroa do Meio, Atalaia, Aeroporto, Tecarmo, Jardim Altântico, Bairro Santa Maria, Loteamento Marivan e Invasões.

Nesta primeira Pré-Conferência foram eleitos oito delegados que representarão o Primeiro Distrito de Aracaju na Conferência Municipal. Os delegados eleitos são Geruza Costa Muniz, Selma Teles Santos e Expedita da Conceição, representando os idosos; Moiséis Melo de Lima, Rondinele Santos Sobral e Ivanilde da Conceição Santos, representando os adolescentes; e Acácia Maria Ferreira e Marcos Ântônio Soares, representando os pais.

Durante o evento, 20 adolescentes inclusos no Programa Agente Jovem encenaram a peça teatral “SUAS – Tempo de Construção”, criada pelo educador social Rivaldino Santos para ajudar a explicar o SUAS, o novo modelo da política de assistência social, que está sendo implementada no país.

As atividades nesta Primeira Pré-Conferência surtiram bons efeitos junto à comunidade. A dona de casa Gerusa Costa afirmou que esta foi uma ótima oportunidade que ela teve para entender a política de assistência. “Acho que todos aqui da comunidade entenderam que é importante o SUAS para ajudar cada vez mais a gente”, disse.

É de expectativa o clima entre os delegados. “A minha expectativa é levar os problemas da comunidade aonde puder para encontrar soluções para ajudar pessoas”, destacou a estudante Ivanilde da Conceição Santos, 18, eleita delegada, representante dos adolescentes do Primeiro Distrito da capital.

A presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Lisandra Vieira, explicou os objetivos do evento enfatizando que nestas Pré-Conferências a comunidade terá a oportunidade de conhecer melhor a política de assistência social e o Sistema Único de Assistência Social. ”Nós estamos explicando para a população o que vem a ser a Conferência Municipal para que eles tenham consciência da importância de se participar deste evento” complementa.

No total estão sendo organizadas cinco Pré-Conferências realizadas nos cinco distritos da Capital, fazendo parte dos eventos preparatórios para a V Conferência Municipal de Assistência Social, a ser realizada em agosto.

Próximos passos
A próxima Pré-Conferência acontecerá no dia 22 deste mês tendo como área de abrangência os bairros do Segundo Distrito. A Pré-Conferência será realizada no Centro Municipal de Aperfeiçoamento de Recursos Humanos (CEMARH), no bairro Siqueira Campos a partir das 14horas.

Participarão deste evento as comunidades dos bairros Jabotiana, Conjunto Sol Nascente, Santa Lúcia, Castelo Branco, Médici, Cidade dos Funcionários, Jardim Jussara, Aloque, Várzea Grande, Bairro América, Novo Paraíso, Capucho, Siqueira Campos, José Conrado de Araújo, Jardim Centenário, Agamenon Magalhães, DER, D. Pedro I, Princesa Izabel, Lourival Batista, Santa Gleide, Cirurgia e Conjunto Bugio.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.