[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A partir de hoje a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) terá mais um recurso no trabalho de controle e redução da dengue em Aracaju. Através da coleta do exame de isolamento viral, que será feito nas unidades de urgência, vai ser possível identificar os tipos de vírus apresentados pelo paciente.

De acordo com a Coordenação de Vigilância Epidemiológica e Agravos Transmissíveis, o novo serviço, além de diminuir a chance de manifestação da dengue hemorrágica, possibilita o reconhecimento dos vírus que circulam hoje na capital, aumentando a capacidade da SMS na elaboração de ações efetivas de combate à doença. Neste ano, dos 192 casos, sendo um de dengue hemorrágica, nenhum óbito foi registrado. A idéia é controlar esses números e manter as ocorrências de óbito distantes.

A coleta de sangue será feita no período em que o vírus circula na corrente sanguínea do paciente. Período que corresponde aos cinco primeiros dias da doença. Para a realização do novo serviço, os enfermeiros e auxiliares da Rede Municipal de Urgência e Emergência participaram de capacitação e até o final deste mês, a SMS pretende treinar a equipe médica.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.