Serviço Social do Samu é cada vez mais solicitado pela população de Aracaju
Esse serviço compreende o deslocamento de usuários para realização de exames e procedimentos, desde os mais simples aos mais complexos como quimioterapia, hemodiálise e fisioterapia que são os mais freqüentes.
Com a chegada da nova frota de ambulâncias do Samu em setembro de 2004, três Unidades de Suporte Básico (USB) foram transferidas para o serviço social e foram somadas a três kombis que já realizavam o transporte de usuários. As USB são responsáveis pela locomoção de acamados.
Segundo a coordenadora do Serviço Social, Amália Salmeron, essa transferência trouxe mais conforto aos usuários e, já que as ambulâncias são seminovas, os custos de manutenção diminuíram bastante.
Agendamento
O agendamento é feito com antecedência de três dias. As próprias unidades de saúde do município, através dos assistentes sociais e enfermeiros, entram em contato com a assistente social do Samu e assim é disponibilizado o serviço. Além desses casos, há aqueles que já estão cadastrados pela necessidade dos usuários de disponibilizarem do serviço com freqüência.
Fazendo uma análise sobre a atuação do serviço social em Aracaju, Amália Salmeron diz que desde a implantação do Samu no município as estatísticas de atendimento aumentaram bastante. Apenas no mês de abril foram registradas quase 1800 solicitações atendidas. “Outro fato que demonstra o sucesso do serviço social é que nesse ano a Ouvidoria da Secretaria Municipal de Saúde obteve apenas uma reclamação”, disse.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Serviço Social do Samu é cada vez mais solicitado pela população de Aracaju – Ambulância utilizada no Serviço Social do Samu