[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Na tarde de ontem, 16, os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental José Antônio da Costa Melo, localizada no bairro Getúlio Vargas, se reuniram na área interna do mercado de artesanato do Centro da Cidade, para a exibição de pinturas, vasos de cerâmica e painéis em grafitagem. Esses materiais foram confeccionados através das cinco oficinas do projeto Laborart, que, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), atrai estudantes e membros da comunidade para as práticas de capoeira, metamorfoses expressivas, modelagem, teatro de bonecos, teatro popular e vários tipos de dança.

A montagem dos trabalhos no local começou logo pela manhã, com a participação dos
educadores do projeto, dos auxiliares e dos alunos. Foram montadas mesas para o manuseio da cerâmica, e disponibilizados amplos espaços para as práticas de capoeira e teatro de bonecos. De acordo com o professor e coordenador do projeto, Alex de Araújo, o trabalho despertou o interesse dos transeuntes, o que estimulou o dinamismo entre o grupo.

“O objetivo da divulgação é o mesmo que nos direciona a realização do projeto, que é
apresentar a arte como veículo transformador, e assim complementar o conteúdo ministrado nas salas de aula”, destacou Alex. Para a aluna da oficina de teatro de bonecos, Nilma de Oliveira, a oportunidade reforça a estratégia de levar entretenimento e cultura aos aracajuanos.

“Sinto-me feliz em ser reconhecida como uma incentivadora da cultura e da arte, nesse ambiente que abrange várias pessoas de diversas idades. O Laborart trouxe benefícios para mim e trará para todos os que se unirem a nós”, declarou a aluna. Há três anos o projeto Laborart foi inserido na Emef. José Antônio da Costa Melo. Além de
abranger outras unidades, como a Emef. Anísio Teixeira, as oficinas sócio-educativas
receberam mais um ponto de apoio, localizado no espaço da Associação de Moradores do Conjunto Beira-Rio.

“Demos início a uma administração voltada para o exercício da arte, aguçando a
inteligência e a percepção no aprendizado escolar. Foi dada uma nova dimensão ao projeto Laborart e à construção do intelecto dos nossos alunos”, completou a secretária Municipal da Educação, Tereza Cristina Cerqueira, que também foi visitar a exposição e assistir as apresentações.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.