[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]O sistema inédito de gás encanado para todos os 15 bares e restaurantes que a partir de amanhã começam a funcionar na praça de eventos Hilton Lopes, nos mercados municipais, é apenas uma pequena amostra do cuidado com que a Prefeitura de Aracaju preparou a estrutura do Forró Caju 2005 para garantir a tranqüilidade e conforto da população.

Todo o espaço onde vai acontecer a festa, que desta vez está ainda maior e melhor por conta das comemorações dos 150 anos da capital sergipana, foi apresentado à imprensa na manhã de hoje pelo prefeito Marcelo Déda, que compareceu ao local do evento acompanhado do vice-prefeito Edvaldo Nogueira e de vários de seus secretários municipais.

“O 5º ano desta nova fase do Forró Caju vai entrar para a história. Não queremos competir com nenhuma festa das cidades do interior sergipano, mas vamos preservar o Forró Caju, que já virou uma referência nacional e está no calendário festivo do Brasil”, explicou o prefeito.

A segurança, organização, qualidade das atrações e do espaço têm sido ao longo dos últimos cinco anos as principais marcas da festa. “Isso tem garantido o aumento do público presente e por isso este ano ampliamos o espaço para que mais 10 mil pessoas possam participar da festa tranqüilamente”, informou Marcelo Déda.

Telões e modernas caixas de som estão instaladas em toda a área dos mercados. “A sonorização será feita de forma que o volume do som no espaço seja uniforme e não prejudique a vizinhança”, assegurou Marcelo Déda. Além dos bares e restaurantes, 30 barracas de drinks e 30 de alimentação devidamente fiscalizadas pela vigilância sanitária vão atender ao público presente.

Segurança e Tranqüilidade

No total, quase 300 homens e mulheres das polícias Militar, Civil, Federal, Rodoviária Federal, SMTT, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros farão a segurança dos mercados e seus arredores. Dezoito câmeras de vídeo, 13 postos elevados e outros equipamentos serão espalhados pelo local e um pelotão de 30 homens do Exército estará de prontidão na sede do 28º Batalhão de Caçadores.

“Quem vier à festa para praticar algum delito ou prejudicar a beleza do espetáculo vai se dar mal”, avisou o prefeito, lembrando das ações preventivas como a revista eletrônica no três acessos ao evento e o recolhimento ainda na entrada de armas de policiais que estejam fora de serviço.

O trabalho infantil também será coibido com a presença das equipes da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) e dos membros do Conselho Tutelar.

Limpeza e Saúde

Diariamente as equipes da Empresa Municipal de serviços Urbanos (Emsurb) vão recolher as toneladas de lixo produzidas durante a festa. Parte deste lixo poderá ser reaproveitada pela Cooperativa de Agentes de Reciclagem de Aracaju (Care).

Apesar de não haver registro de ocorrências muito graves nas edições anteriores do Forró Caju, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) montou um mini-hospital nos mercados municipais para garantir uma festa tranqüila para todos. Leitos de observação, sala de estabilização (UTI) e ambulâncias de suporte básico e avançado (UTI móveis) estarão à disposição da população aracajuana e dos turistas que visitam a cidade.

Divulgação

De acordo com Marcelo Déda, 60% dos quase R$ 2 milhões investidos no evento provém este ano de patrocinadores. “Estamos trabalhando para a cada ano reduzir o custo da festa para a prefeitura e a qualidade do evento tem sido fundamental para que mais empresas locais e nacionais queiram associar sua marca às nossas tradições”.

O Forró Caju dos 150 anos foi o mais divulgado pelo país, com programação publicada em revistas importantes de circulação nacional como a Veja, Isto É e Época, além de outdoors espalhados pelas cidades que mais mandam turistas nesta época do ano a Aracaju e das visitas feitas pela Funcaju para divulgar a festa em diversos estados e nas agências de turismo.

Neste aspecto a participação dos patrocinadores também está sendo fundamental. A Cervejaria Skol produziu 1 milhão de latinhas com a marca do evento e a Oi/Telemar está comercializando 100 mil cartões telefônicos estampados com o logotipo do Forró Caju.

Valorização da Cultura

Os artistas sergipanos continuarão sendo valorizados, já que dois terços das 118 atrações da festa serão locais. Além disso a prefeitura vai colaborar com os arraiais de bairro, contratando os músicos para animar festas em todo canto da cidade. Como já se tornou tradição, todos os artistas serão pagos no dia de sua apresentação, sem atrasos.

Segundo o prefeito, a formação de públicos é uma de suas maiores alegrias durante a festa. “Propiciar o acesso do povo humilde aos shows de nomes consagrados na nossa música com conforto e segurança me emociona muito. Quem não poderia pagar o ingresso de um teatro, por exemplo, vem conhecer os grandes nomes da nossa música aqui a custo zero”, enfatizou.

Geração de Emprego e Renda

Músicos, equipes de montagem das bandas e da estrutura do evento, artistas, comerciantes, funcionários de hotéis e restaurantes. Todos saem ganhando com a realização do Forró Caju, que gera emprego e renda diretos e indiretos durante o mês de junho na capital. “No final das contas, o Forró Caju devolve à cidade o investimento feito na forma de impostos”, explicou o prefeito Marcelo Déda.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.