Ministério da Saúde lançará em Aracaju Campanha de Prevenção a Queimaduras
Na oportunidade, o Ministério apresentará a cartilha e o folder que serão distribuídos durante o Forró Caju 2005. A cartilha traz informações sobre o risco de acidentes, em especial aqueles provocados por fogos de artifícios, e será trabalhada pelas unidades de saúde em atividades educativas.
O lançamento da campanha também envolve a realização de um curso voltado para médicos, enfermeiros e auxiliares de enfermagem das redes de Atenção Básica e de Urgência e Emergência da capital. A capacitação será realizada durante o dia, na mesma data do lançamento da campanha. A abertura do curso está marcada para às 8h30, no Centro de Educação Permanente da Saúde (CEPS), localizado no conjunto Orlando Dantas.
De acordo com o coordenador da Rede Municipal de Urgência e Emergência, Leandro Dominguez, o curso vai abordar o atendimento e o cuidado às pessoas atingidas por queimaduras. “No período junino, há um aumento significativo desses casos, percebido principalmente nos serviços de urgência”. Para ele, a campanha do Ministério tem o intuito de orientar as pessoas quanto à prevenção, mas os profissionais de saúde também precisam estar preparados para atender os casos de queimadura que venham a ocorrer.
Ainda segundo Leandro, o tema queimadura é um assunto que deve ser constantemente abordado, por se tratar de um problema que causa sofrimento e que pode deixar seqüelas pelo resto da vida. “Daí a importância em investir no sucesso de uma campanha como essa”, ressalta.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]