Saúde Municipal oferece orientação e tratamento ao Câncer de Mama
A realização freqüente de exames, como o do toque e a mamografia, é necessária para identificação da doença. O auto-exame, que pode ser facilmente realizado, ainda é uma das formas mais orientadas no combate dessa espécie de câncer. “Mulheres acima dos 35 anos e principalmente aquelas com casos na família devem estar sempre vigiando o desenvolvimento de caroços ou manchas sobre os seios”, explica a coordenadora do Programa Saúde da Mulher, Sayonara Carvalho.
Segundo a coordenadora, o programa Saúde da Mulher tem um mapeamento de todas as Unidades de Saúde da Família (USF) no que diz respeito ao acompanhamento das usuárias. As mulheres que se dirigem às unidades são acolhidas e cadastradas. Na USF elas realizam o exame do toque e aprendem a se auto-examinar. Já aquelas em que foi detectada a doença, elas são encaminhadas ao Centro de Especialidades Médicas de Aracaju (Cemar), onde serão assistidas por uma equipe composta de cinco mastologistas.
Nas USF também são desenvolvidas campanhas educativas junto à comunidade. “Nós temos a ‘mama amiga’, que é uma prótese que ensina as mulheres a fazer o auto-exame, que deve ser feito mensalmente uma semana após a menstruação”, ressalta Sayonara. Ela explica que o programa também disponibiliza para mulheres acima de 50 anos uma mamografia de 2 em 2 anos.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Saúde Municipal oferece orientação e tratamento ao Câncer de Mama – Fotos: Ascom/SMS