[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A coordenadora do Programa Horas de Estudo em Ciências, da Secretaria Municipal da
Educação (Semed), Telma Barreto, e as educadoras das Escolas Municipais de Ensino
Fundamental Laonte Gama da Silva e José Antônio da Costa Melo, Sandra Maria Mota e Tânia Maria Teles, respectivamente, participarão entre os dias 16 e 19 de junho do 9º EDUCAids/2005. O evento será realizado em Guarulhos/SP, e está sendo promovido pelos Ministérios da Saúde e da Educação (MEC), além de instituições como o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e a Associação para Prevenção e Tratamento de Aids e Saúde Preventiva (APTA).

O 9º EDUCAids tem como tema “Educação e Emancipação – Você tem Fome de Quê?”, e propõe a discussão e elaboração de um modelo educacional capaz de encaminhar o jovem a conquista de sua cidadania. Tal objetivo deve ser alcançado com o auxílio do professor, a fim de reduzir a vulnerabilidade de crianças e adolescentes às DST/Aids, a violência, às drogas e a outros riscos.

Para participar do evento, as educadoras foram antes inseridas no programa “Saúde e Prevenção nas Escolas”, idealizado pelo MEC para proteger os estudantes dos riscos ocasionados pelas DST/Aids. Como resultado de um trabalho conjunto, mantido entre as secretarias Municipais e Estaduais de Saúde e Educação, os professores envolvidos foram capacitados para a elaboração de projetos educativos a serem implantados em cada uma das unidades escolares inseridas na proposta de prevenção.

De acordo com a coordenadora do Programa Horas de Estudo em Ciências da Semed, Telma Barreto, atualmente 13 escolas municipais estão incluídas no programa, sendo que nos bairros onde estão localizadas, funcionam unidades básicas de referência com a atuação de médicos, enfermeiros, psicólogos e outros profissionais da saúde. Cabe a esses profissionais complementar a orientação adquirida pelos estudantes no cotidiano escolar.

“Mostraremos aos educadores dos demais estados brasileiros o resultado dos projetos desenvolvidos nas escolas do Estado de Sergipe, o mapeamento destas, das unidades básicas de referência e a atuação dos profissionais e alunos”, declarou Telma Barreto.

Nesses dias, serão também retomadas as discussões iniciadas no 8º EDUCAids sobre a formação do professor na formulação de políticas públicas de combate às DST/Aids no país, proporcionando a inserção da educação sexual na grade curricular das escolas, e a implantação de programas sistemáticos de Educação Preventiva.

“Seremos contempladas com a socialização de experiências em meio aos demais projetos educativos e com o destaque dado pelo MEC, a integração mantida entre as secretarias que trabalharam em favor da saúde e da prevenção dos jovens sergipanos”, concluiu a coordenadora.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.