[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]As atividades de encerramento da Semana do Meio Ambiente movimentaram a sexta-feira da comunidade do conjunto Ignácio Barbosa e das pessoas que passavam pela praia 13 de Julho. Pela manhã, crianças e moradores do Ignácio Barbosa participaram de um debate sobre o lixo, os problemas gerados com a poluição do meio ambiente e alternativas para a redução do impacto ambiental deste lixo nos mananciais, mangues e demais áreas.

O presidente da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), João Andrade Vieira, explicou que na experiência da Emsurb na coleta seletiva e na preocupação com o destino dos resíduos em Aracaju, o conjunto Ignácio Barbosa é um dos exemplos de mobilização e conscientização da comunidade. Para João Andrade, o zelo da comunidade por seu espaço é determinante para melhorar a qualidade de vida de cada cidadão. “Estamos gratos pela resposta que temos sempre recebido nas nossas ações ou atividades no conjunto”, disse.

O engenheiro ambiental Sanderson Bschorner, da empresa NEDL, uma construtora de oleodutos, mostrou a importância de cada um dar sua parcela de contribuição ao evitar a contaminação do ecossistema. “O lixo, que convencionamos de resíduo, pode ser tratado de forma a se transformar em algo útil e ainda gerar renda para diversas famílias”, explicou.

Após as palestras, o grupo Esquete Teatral Iacema divertiu os presentes através de uma apresentação bem-humorada que abordou as questões do lixo.

13 de Julho
Na praia 13 de Julho, a Emsurb, em conjunto com a Petrobras, Care, BSB, Flora, Ministério Público e NEDL, promoveu a troca de mudas de plantas por lixo reciclável. A campanha “Troque seu lixo por uma planta” foi mais uma forma de chamar a atenção da sociedade para a preservação do meio ambiente.

Segundo João Andrade, o ato de troca do lixo reciclável por uma muda é um ato simbólico. “Na verdade, a iniciativa tem o caráter motivador do plantio de uma muda, do seu cultivo e do zelo para com o meio ambiente. Cada cidadão deve ser voluntário nesta consciência ambiental”, afirmou o presidente. “Foram 800 mudas, entre palmeiras, crótos-roxo, vinagreiras e gemas-de-ovo.”, completou.

Segundo explica a assessora de Planejamento da Emsurb, Célia Bastos, “a iniciativa serve para conscientizar as pessoas a preservar o Meio Ambiente e não jogar o lixo no mangue”.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.