Atendimento a crianças e adolescentes é prioridade no sistema público de saúde de Aracaju
Em cada Unidade de Saúde da Família a atenção à saúde da criança é trabalhada desde o Pré-natal, período em que as gestantes são sensibilizadas quanto à importância do acompanhamento do bebê. A partir do nascimento as crianças são incluídas no Programa de Saúde da Família pelo agente comunitário de saúde (ACS), que realiza também as visitas domiciliares mensais aos usuários com até um ano de vida. Já a partir do primeiro ano, as crianças são atendidas na própria unidade, onde realizam as consultas necessárias.
Nos casos em que o usuário necessita de atendendimento especializado, ele é encaminhado ao Centro de Especialidades Médicas da Criança e do Adolescente (Cemca). Este centro oferece às crianças consultas nas áreas de psicologia, psicopedagogia, fisioterapia e fonoterapia, serviços comumente não encontrados no sistema de saúde público, além de outras especialidades, como neurologia, psiquiatria, cardiologia, endocrinologia, gastroenterologia, odontologia, homeopatia, infectologia, pneumologia e cirurgião.
SMS e Hospital Santa Izabel
Um convênio firmado entre a SMS e o Hospital Santa Izabel tornou possível a realização de vários projetos que viabilizaram um atendimento de alta qualidade às crianças do município.
Na área de urgência e emergência, foi inaugurado em setembro do ano passado, em um prédio anexo do Hospital Santa Izabel, a unidade de urgência infantil 24 horas, devidamente equipada de acordo com a excelência do padrão utilizado pela SMS.
Diariamente são acolhidas cerca de 40 crianças pela equipe formada por dois médicos que se revezam em plantões, uma enfermeira, dois técnicos e dois auxiliares de enfermagem. A estrutura física é organizada por cores (verde, amarelo e vermelho) que determinam a gravidade de cada caso atendido.
Ainda no Hospital Santa Izabel, existem 100 leitos de atendimento pós-parto que foram montados adequadamente para que o bebê e a mãe fiquem sempre juntos durante todo o período em que eles estiverem internados na maternidade. Esse modelo de internação é conhecido como puerpério. Quartos com uma decoração materno-infantil, de cores claras, dão um toque de suavidade ao ambiente que traz mais aconchego e conforto às mães e aos bebês recém-nascidos que ali estão. Além disso, há 19 leitos de UTI neonatal que compõem uma estrutura montada pela PMA desde 2003, com o objetivo de torná-la referência no atendimento materno-infantil no município.
Caps Vida
As crianças que possuem transtornos mentais também são atendidas pelos serviços prestados pela Prefeitura. Dentro do Programa de Saúde Mental da SMS, que luta a favor da diminuição do internamento manicomial, direcionando o tratamento ao resgate da cidadania e dignidade do usuário, há um Centro de Atendimento Psicossocial (Caps) responsável em acolher com exclusividade o público infantil.
O Caps Vida foi fruto de um convênio entre a SMS e o Ministério da Saúde, com o apoio da Petrobras. Lá as crianças são acolhidas por um profissional que avaliam o seus históricos, sendo encaminhadas ao devido tratamento acompanhadas por uma equipe de profissionais formada por psicólogo, terapeuta ocupacional, médico psiquiatra, médico pediatra, arte-educador, musicista, educador físico, assistente social, enfermeiros, pedagoga e psicopedagoga.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Atendimento a crianças e adolescentes é prioridade no sistema público de saúde de Aracaju – Decoração é dedicada ao público infantil