Crianças e adolescentes aprendem a conviver socialmente a partir de práticas esportivas
“Muitos alunos que antes resistiam às atividades coletivas, agora participam ativamente das atividades e se relacionam bem com os outros colegas. O desenvolvimento social tem sido uma conquista do projeto Segundo Tempo desde o seu início”, declara o monitor Élson Pinho. Ele ainda ressalta que a partir das competições são apreendidas noções básicas do jogo que se refletem no comportamento de cada um. “É um crescimento válido para cada participante, um aprendizado social”, completa.
Idealizado pelo Governo Federal e implantado em Aracaju através da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esportes (Funcaju), o projeto tem como objetivo ocupar produtivamente os alunos no turno oposto ao que estudam, aliando entretenimento e aprendizado social a partir de regras existentes nas mais variadas formas de jogos esportivos. Em Aracaju, mais de três mil estudantes de 18 escolas da rede municipal participam do Segundo Tempo.
Para o garoto Vagner Xavier, 13 anos, a participação no futebol tem proporcionado entretenimento e convívio harmonioso com os colegas, apesar das breves discussões em campo. “A gente aprende brincando. É muito legal, nos relacionamos melhor com os nossos amigos, mesmo na hora da briga pela bola”, enfatiza.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Crianças e adolescentes aprendem a conviver socialmente a partir de práticas esportivas – Fotos: Wellington Barreto