[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Criado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o Projeto Mamãe Coruja está completando nesta semana um mês de atuação. A iniciativa foi lançada no Dia Mundial da Saúde, 7 de abril, e já tem motivos para comemorar. Até esta semana, o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) recebeu 420 gestantes para a realização dos exames de pré-natal recomendados pelo Ministério da Saúde (MS).

Desse total, 53 estavam na trigésima semana de gestação e participaram da visita orientada à maternidade Santa Izabel. O Projeto, que tem como objetivo garantir a eficiência e a humanização do pré-natal e nascimento do bebê, está sendo coordenado pelos programas municipais da Saúde da Mulher, Saúde da Criança e DST/Aids.

De acordo com a coordenadora do Programa Saúde da Mulher, Sayonara Carvalho, o número de gestantes agendadas para realização dos exames tem crescido a cada dia. “Nós começamos atendendo 25 mulheres e hoje a média é de 45 gestantes por dia”. Após a implantação do Projeto, as unidades de saúde têm registrado um número maior de mulheres que retornam com todos os testes feitos.

Esse aumento tem como causa a possibilidade de realizar todos esses exames de pré-natal num único local. Através do Projeto, o CTA passou a atender essa demanda e a se responsabilizar pelo encaminhamento dos resultados à Unidade de Saúde da Família, onde a usuária está cadastrada. “A gestante não precisa mais ir em vários laboratórios e nem retornar no local para receber o resultado, pois ele é entregue nas mãos do médico”, explica Sayonara.

No início do pré-natal estão sendo oferecidos os seguintes exames: hemograma completo, glicemia de jejum, tipagem sanguínea, sumário de urina, parasitológico de fezes e as sorologias (citomegalovirus, rubéola, toxoplasmose, sífilis e HIV). Na trigésima semana de gestação as futuras mamães também têm direito aos testes de HIV, sífilis e sumário de urina.

Além da repetição desses testes, elas têm a oportunidade de visitar o Hospital Materno-infantil Santa Izabel. Todas as tardes a coordenação do Projeto forma grupos com essas gestantes e apresentam a elas o ambiente da maternidade. Segundo Sayonara, a visita é dividida em três momentos. “Elas assistem a um vídeo educativo, conhecem o alojamento materno e a UTI Neo-natal e finalizam a visita no centro obstétrico pré e pós-parto”.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.