[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Acontece na manhã desta sexta-feira, 29, o Fórum Permanente de Educação de Jovens e
Adultos (EJA) do Estado de Sergipe. O evento está sendo promovido pela Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Educação (Semed), e será realizado no auditório da Escola Superior do Ministério Público estadual. O objetivo principal é reunir os prefeitos dos municípios sergipanos, educadores que atuam junto ao programa, secretários municipais da Educação, representantes de sindicatos, dentre outros, para a instalação do Pólo Regional de EJA, que será sediado na capital.

Segundo a coordenadora de EJA da Semed, Izabel Cristina Santos, será promovido um espaço plural de discussões, cujo foco estará centrado na qualidade do ensino destinado aos alunos inseridos no programa em todo o Estado. Tais estudantes representam uma clientela com distorção na idade/série, ou seja, que, por algum motivo, interromperam o Ensino Fundamental convencional e tiveram que aderir ao programa de aceleração escolar. “Antes de ser definido como um recurso compensatório, o EJA representa, para a Educação municipal, uma modalidade de ensino respeitosa diante do potencial do aluno trabalhador, que precisou se ausentar da escola. Portanto, destacaremos a qualidade social e a oferta garantida a esses jovens e adultos”, explicou Izabel Santos.

A programação será iniciada com a instalação do pólo regional, que atualmente é constituído por mais cinco pólos que englobam todos os municípios sergipanos, intitulados pólos-integrantes. Esses pólos estão localizados nas cidades de Própria, Nossa Senhora da Glória, Itabaiana, Estância e Lagarto. O Pólo Regional/Aracaju, por exemplo, será constituído pelos pólos-integrantes da Barra dos Coqueiros e Pirambu, dentre outros.

Como parte integrante de EJA, foi também adaptado nas escolas públicas brasileiras o
Programa de Aceleração de Educação de Jovens e Adultos (Paeja), que atende a alunos do primeiro segmento do Ensino Fundamental em ciclos. O primeiro ciclo corresponde a 1ª e 2ª séries, e o segundo, a 3ª e 4ª séries. Direcionados ao segundo segmento, chamado de Projeto de Aceleração de Ensino Fundamental 2, os alunos podem cursar da 5ª a 8ª série, sendo que duas séries a cada ano.

Desde 1987, mais de vinte escolas da rede municipal de Aracaju tem oferecido o EJA como suporte educativo. Através do Ministério da Educação (MEC), são oferecidos recursos didáticos para a realização das aulas noturnas, além do fornecimento da merenda escolar e formações continuadas para professores. Este ano, a Escola Municipal de Ensino Fundamental José Araújo Santos tem disponibilizado à comunidade aulas diurnas, como forma de atrair mais estudantes.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.