[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Como fruto das ações integradas do projeto “Educação Ambiental com as Escolas”, técnicos da Secretara Municipal da Educação (Semed), alunos e educadores das unidades que compõem o Núcleo 5, participaram hoje, 15, de mais um ciclo de palestras, cuja temática abrangeu a importância sobre os recursos hídricos. O evento aconteceu no auditório da Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente Vargas, localizada no bairro Siqueira Campos, e contou também com a presença do geógrafo da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), Luiz Carlos Souza.

Dentre os grupos escolares inseridos no Núcleo 5, estão as Emef’s Jaime Araújo e Sérgio Francisco da Silva. As unidades, ao aderirem ao projeto educativo, passaram a desenvolver inúmeras atividades de preservação do meio ambiente, utilizando como principal objeto de estudo o próprio ecossistema de suas comunidades.

“Através do projeto foi realizado um extenso programa de conscientização, onde os estudantes transferiram os conhecimentos adquiridos à prática, com visitas a mananciais e a estação de tratamento de água da Deso”, declarou o coordenador do projeto, Marcelo Mendes.

Questões referentes a importância da água para a realização das atividades diárias, bem como o aquecimento global, foram discutidas entre os participantes através do sub-tema “Água: sobrevivência da espécie humana”. Na seqüência, os estudantes entenderam como são dispensados os recursos hídricos no estado e sua conseqüente influência no aquecimento terrestre.

“Queremos elevar o nível de preservação dos recursos naturais, conscientizando os jovens formadores de opinião. Estes devem entender que, destruindo o meio ambiente, poderão contribuir para a elevação da temperatura terrestre, e logo depois, dos níveis oceânicos, cujas áreas litorâneas residem milhares de brasileiros”, salientou o geógrafo Luiz Carlos Souza.

Divididas em núcleos, todas as escolas da rede municipal continuarão inserias no ciclo de palestras do projeto “Educação Ambiental nas Escolas” até o final do ano. Neste período, serão abordados novos sub-temas, dentre eles, “Meio Ambiente” e “Novas Perspectivas do Aquecimento Global: o ontem, o hoje e o amanhã”.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.