Prefeito participa de debate sobre transporte coletivo realizado em Salvador
“Diante de um problema nacional gravíssimo, que é um dos itens mais agudos da crise social do nosso país, a FNP e as entidades responsáveis de transporte devem agir e se reunir com o presidente Lula. Uma hora de conversa seria o suficiente para uma negociação eficaz”, afirmou o prefeito Marcelo Déda, para quem as ações da FNP são fundamentais para alcançar os objetivos do setor.
Além dele, o primeiro debate contou com a participação do prefeito de Recife e presidente da FNP, João Paulo Lima e Silva, do prefeito de Salvador, João Henrique Carneiro, do secretário geral da Associação Nacional de Transporte Público (ANTP), Nazareno Afonso, entre outros especialistas no tema.
“A situação do setor é preocupante e precisamos resolvê-la em conjunto com o governo federal”, disse o prefeito João Paulo. Também foram debatidas maneiras de se buscar uma redução das tarifas públicas. “São os mais pobres que necessitam de transporte coletivo e eles não conseguem pagar as tarifas, isso causa uma exclusão social inadmissível”, afirmou João Henrique, prefeito de Salvador.
Diversas alternativas foram apresentadas para diminuir as tarifas de transporte. “A isenção de impostos do óleo diesel e dos veículos de ônibus desoneraria o setor e possibilitaria uma racionalização do transporte e, conseqüentemente, uma queda nas tarifas”, disse o presidente do Fórum Nacional de Secretários de Transportes, Ricardo Mendanha.
Para Nazareno Afonso, secretário da ANTP, além de baratear o serviço, os administradores devem se atentar para a qualificação do transporte público. “Apenas baratear não adianta, devemos buscar a qualidade do transporte em prol do próprio desenvolvimento das cidades”, destacou ele.
Com o governo federal ficará o compromisso de, em parceria com os setores público e privado, implantar medidas relativas à redução da carga tributária incidente sobre o sistema.
Entre outras possibilidades para garantir a inclusão, o deputado federal Jackson Barreto, presidente da Frente Parlamentar para o Transporte Público, anunciou durante o encontro da Frente um projeto de “vale transporte social”, no qual defende a concessão de vales para os excluídos no sistema, nos moldes do programa Bolsa Família, também do governo federal.
Além de prefeitos de várias cidades, os ministros Olívio Dutra (Cidades) e Aldo Rebelo (Coordenação Política) participaram do evento hoje. Segundo Olívio Dutra, as metrópoles perderam nos últimos anos 24% dos passageiros. “O sistema precisa ser reavaliado também de uma forma mais detalhada para que se possa combater a informalidade, garantir mais segurança para a população e um valor possível para as passagens”, disse.
Já o ministro Aldo Rebelo destacou a necessidade do diálogo direto entre prefeituras, estados e União e com as entidades representativas das empresas de transporte coletivo urbano, também presentes nos debates. “O problema do transporte público não pode ser resolvido com conflitos e confrontos, mas com comprometimento político e ações efetivas que permitam a redução das tarifas”, afirmou.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Prefeito participa de debate sobre transporte coletivo realizado em Salvador – Fotos: Site da FNP