Portadores de necessidades especiais participam pela primeira vez da Corrida Cidade de Aracaju
A corrida começa às 16 horas, com largada da praça Fausto Cardoso e chegada na praça Inácio Barbosa (Mini Golfe). Os portadores de necessidades especiais vão percorrer 1.500 metros. Participam da competição pessoas assistidas pelas instituições APAE, Escola Estadual 11 de Agosto, Rosa Azul, CAPS Arthur Bispo do Rosário, Luz do Sol, Espaço Nise de Silveira, Escola de Educação Especial Jorge Bonhausen, Instituto Lourival Fontes, Colégio Militar de Sergipe, Associação dos Deficientes Motores, Centro Integrado de Esportes Paratletas e CEFET-SE.
De acordo com a organização da corrida, 93 portadores de necessidades especiais participarão da prova, entre eles, auditivos, mentais leve e físico andante. “O slogan da prefeitura é ‘Uma Cidade Para Todos’, nada mais natural que incluí-los dentro desta atividade”, diz Nadja Guimarães Pinto, da Coordenação de Esportes da Funcaju, que desenvolve trabalho de educação física com portadores de necessidades especiais.
Segundo a Ordem Mundial de Saúde (OMS), 20% da população brasileira é portadora de alguma necessidade especial. Oferecer oportunidade aos portadores é desenvolver a inclusão social. “Eles são capazes de desenvolver quaisquer atividades. Claro que dentro da corrida vamos respeitar os limites de seus condicionamentos físicos”, explica Nadja Guimarães.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]