[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]No dia 6 de maio de 2003 o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, esteve em Aracaju para inaugurar parte da obra de urbanização da avenida São Paulo, uma das mais importantes da administração municipal. Nesta sexta-feira, dia 18, o presidente estará novamente na cidade para entregar à população junto com o prefeito Marcelo Déda a complementação da obra de infra-estrutura que envolveu recursos na ordem de R$ 15 milhões e beneficia diretamente milhares de pessoas em vários bairros da capital.

Na prática, o complexo de obras financiado pelo Governo Federal, através do Ministério das Cidades, com contrapartida da Prefeitura de Aracaju, interliga o Centro da cidade à BR-235. A obra iniciada em novembro de 2002 envolve drenagem, terraplanagem e pavimentação das avenidas São Paulo, Santa Gleide, Matadouro e parte das avenidas Coelho e Campos e Rio de Janeiro, que estão interligadas com a São Paulo.

A avenida São Paulo tem extensão total de 9km. Desses, 6,5 km estão situados no município de Aracaju. A obra final representa a ligação do Centro da cidade à divisa dos municípios de Aracaju e Nossa Senhora do Socorro, no limite norte. Para isso, a prefeitura dividiu os serviços em três etapas.

Considerada uma das mais extensas de Aracaju, a obra será responsável por benefícios imediatos não somente para os moradores da região, como também para as pessoas que trafegam pela avenida. O trabalho executado é de elevada importância para Aracaju, na medida em que irá desafogar o trânsito nas duas saídas da cidade (avenidas Osvaldo Aranha e Tancredo Neves), como também de facilitar o acesso aos bairros da zona Norte da cidade.

Além da drenagem e pavimentação, a obra envolveu ainda construção de calçadas, canteiros e até implantação de muro de proteção ao longo da avenida Matadouro, proporcionando segurança aos moradores em relação ao desnível que dá acesso à linha do trem. “Anteriormente era tudo mato. Com a instalação do muro e a barra de proteção, as crianças e os adultos puderam transitar pela localidade sem transtornos, além do mais proporcionou beleza na região”, declara o morador Luis Bispo.

Sinalização
Todo o conjunto de obras da avenida São Paulo que será entregue na próxima sexta-feira foi totalmente sinalizado pela SMTT. A parte que compreende a avenida Santa Gleide, nas proximidades do bairro São Carlos, recebeu moderna sinalização que facilitará a fluidez do trânsito na área. A avenida ganhou demarcadores de pistas seletivas para ônibus e veículos e placas sinalizadoras em toda a sua extensão.

Um moderno conjunto semafórico foi instalado na confluência das avenidas Santa Gleide e Euclides Figueiredo, facilitando o trânsito de veículos que circulam pelas avenidas S. Paulo, Maranhão, Matadouro e Alcides Fontes. “No conjunto geral das obras de sinalização, o ciclista não foi esquecido”, disse o superintendente Bosco Mendonça. “A SMTT construiu uma segura ciclovia que interliga a avenida Santa Gleide, São Paulo, Coelho e Campos, Praça dos Expedicionários, alcançando a ciclovia da avenida Rio de Janeiro. É um espaço privativo da bicicleta. Nele, o ciclista vai circular sem a preocupação de ser atropelado”, garante Bosco.

Em breve, as ciclovias já construídas e outras que estão programadas darão condição ao usuário de bicicleta, circular por toda a cidade. “O ciclista, nesta administração, é uma das nossas prioridades. Aracaju é uma cidade plana e o número de pessoas que utilizam a bicicleta para o trabalho e para o lazer é expressivo”, explica o superintendente.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.