[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]“Nós faremos tudo o que for eticamente defensável, politicamente possível e tecnicamente viável para manter a integração das linhas de ônibus entre a capital e os municípios que compõem a grande Aracaju”. Foi desta maneira que o prefeito Marcelo Déda reafirmou a posição da Prefeitura de Aracaju diante da licitação dos transportes coletivos deflagrada no início deste ano, na reunião que teve hoje pela manhã com o governador do Estado, João Alves Filho, no Palácio de Veraneio do governo.

Os prefeitos dos outros três municípios que integram a região metropolitana de Aracaju (Barra dos Coqueiros, São Cristóvão e Nossa Senhora do Socorro) também participaram da reunião. “Há uma vontade política de todas as autoridades envolvidas para manter a integração funcionando e alguns detalhes de ordem técnica e jurídica a serem examinados”, afirmou o prefeito da capital, que avaliou o encontro de forma muito positiva.

Marcelo Déda autorizou Bosco Mendonça, superintendente da SMTT, para juntamente com os técnicos do governo estadual e das prefeituras dos municípios da grande Aracaju, estudar todas as possibilidades e soluções viáveis para manter o Sistema Integrado Metropolitano (SIM) em pleno funcionamento. “Se for preciso, vamos adiar a data de lançamento do edital da licitação, que estava previsto para o dia 29, até que todas as alternativas sejam examinadas e avaliadas à exaustão”, falou.

O prefeito de Aracaju sempre manteve sua posição no sentido de preservar o SIM e o processo licitatório já deflagrado pela prefeitura. “A licitação é uma imposição de ordem ética e moral, além de ser uma necessidade técnica indispensável para a reorganização do sistema, dotando-o de maior eficiência e conforto, e buscando estabelecer a sua viabilidade econômica de modo a encontrar a tarifa mais justa para os usuários”, explicou.

“Não há justificativas para acabar com a licitação. Preservando-se o processo licitatório e garantindo-se a ética e a moralidade, nós estamos abertos para estudar toda e qualquer alternativa jurídica e tecnicamente viável”, acrescentou Marcelo Déda.

A Prefeitura de Aracaju não tem poderes para licitar as linhas intermunicipais, que pertencem ao governo estadual, através da autarquia Departamento de Estradas de Rodagem (DER). “Esta solução depende essencialmente do governo do Estado e das autoridades municipais de Socorro e São Cristóvão”, esclareceu o prefeito.

Soluções adequadas
Em março de 2003, praticamente um ano antes de deflagrar o processo licitatório dos transportes coletivos, o prefeito de Aracaju informou o governador do Estado sobre a licitação e colocou-se à disposição para encontrar as soluções técnicas adequadas. “Os cidadãos de São Cristóvão e de Socorro têm direito a esta integração e nós vamos continuar buscando uma solução e mantendo diálogos com o governador ou qualquer outra autoridade pelo bem do povo destes municípios”, disse Marcelo Déda.

“O povo de Aracaju tem revelado uma enorme solidariedade com seus irmãos de Socorro e São Cristóvão, que subsidiam com sua tarifa a integração da grande Aracaju. É esse espírito de solidariedade dos aracajuanos que está inspirando a prefeitura a lutar para manter a integração”, acrescentou. “A licitação é uma vitória do povo de Aracaju, e nós queremos que toda a grande Aracaju compartilhe. Estamos abertos para inclusive incorporar estas linhas ao nosso processo licitatório, se for esta a decisão do governo do Estado”, finalizou o prefeito.

Além de Marcelo Déda, do governador João Alves Filho e dos prefeitos José Franco (Socorro), Airton Martins (Barra dos Coqueiros) e Zezinho da Everest (São Cristóvão), participaram da reunião no Palácio de Veraneio do governo do Estado o vice-prefeito Edvaldo Nogueira; o superintendente da SMTT, Bosco Mendonça; o secretário chefe de gabinete do prefeito, Oliveira Júnior; os secretários de Estado Carlos Batalha (Comunicação) e Luiz Durval (Infra-Estrutura), e o presidente do DER, Edson Leal.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.