[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Para comemorar o sesquicentenário da cidade, a Escola Municipal Manoel Bonfim vem preparando os professores e funcionários para definir os projetos pedagógicos com a temática dos 150 anos de Aracaju. O projeto está dentro do programa pedagógico realizado todo o ano pela Secretaria Municipal de Educação (Semed). As reuniões estão acontecendo desde o dia 21 de janeiro na unidade de ensino instalada no conjunto Assis Chateaubriand, bairro Bugio.

Segundo a coordenadora geral da escola, Lucivalda dos Santos, o trabalho com a temática da cultura da terra já vem sendo desenvolvido desde o ano passado com a realização da feira de ciências, quando professores e alunos procuraram construir um trabalho de resgate as origens. “Nosso objetivo é fazer com que cada filho da terra possa conhecer um pedaço da sua história”, comenta Lucivalda.

No projeto, o resgate ao passado será feito através de atividades educativas e recreativas. Cada turma ou grupo de séries irá trabalhar atividades que envolvam a produção do aluno, com o intuito de gerar uma interação entre eles. “O nosso primeiro passo é a pesquisa e a visualização do trabalho. O aluno participa desde a elaboração até a execução do projeto”, comenta a coordenadora geral da escola, lembrando que o trabalho com a temática facilita o processo de aprendizagem do aluno.

Será preparada uma solenidade para comemorar o aniversário da cidade, que contará também com a presença de representantes de diversas secretarias, além de pessoas da comunidade. “Estamos preparando um grande coral para entoar o hino de Aracaju. Alguns alunos também irão recitar poesias sergipanas”, comentou Lucivalda, satisfeita com os trabalhos de pesquisa que estão sendo realizados pelos alunos. “Nosso objetivo é mostrar desde cedo aos alunos os caminhos a serem seguidos por eles”, completa.

Programas
A Escola Municipal Manoel Bonfim promove duas atividades para pessoas acima da atividade escolar: o Programa de Educação de Jovens e Adultos (Paeja) e o Projeto de Aceleração. Os dois programas são realizados no período noturno, uma alternativa de educação para pessoas de idade avançada ou que trabalham ao longo do dia.

“É muito grande a procura por esses programas. Muitas pessoas chegam aqui mais pela exigência do certificado de escolaridade no mercado de trabalho. As empresas exigem uma qualificação, seja para conseguir um emprego ou para permanecer no mercado”, comenta a coordenadora da escola, Lucinalva dos Santos.

A escola conta hoje com um total de mil e vinte alunos distribuídos da 1º a 8º séries do ensino fundamental e médio, além de duas turmas do pré-escolar do ensino fundamental. “O número de alunos é a prova de uma educação pública com qualidade, e isso graças atual gestão da Prefeitura de Aracaju”, completa Lucinalva dos Santos.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.