Investimento da PMA transforma UTI Geral do Hospital Cirurgia na maior do Estado
Antes, o Hospital Cirurgia disponibilizava apenas sete leitos de UTI Geral. Situação modificada a partir do convênio feito entre a direção do hospital e a Prefeitura de Aracaju. Através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), foram investidos cerca de R$ 180 mil em obras, que resultaram numa estrutura física capaz de suprir a deficiência de leitos de UTI no município.
De acordo com o co-gestor da SMS no Hospital Cirurgia, Marcos Fonseca, todo o espaço reformado seguiu a orientação da RDC 50 que regulamenta as estruturas físicas hospitalares. “O projeto foi concebido levando-se em conta a funcionalidade do serviço”, afirma, citando como exemplo a localização do posto de enfermagem. “É possível que o profissional visualize todos os leitos”, diz.
Além desse investimento, a SMS repassa mensalmente uma verba no valor de R$ 224 mil para garantir o funcionamento do Pronto Socorro e da UTI, permitindo assim o suporte especializado aos plantões. Todas essas ações fazem parte do projeto Hospital Horizontal desenvolvido pela SMS. A idéia é aperfeiçoar serviços já existentes na Rede de Média e Alta Complexidade, através de parcerias com os hospitais de Aracaju.
Com esta nova UTI vai ser possível dar um maior suporte não somente ao Pronto Socorro do Hospital Cirurgia, mas também a todas as unidades do município de Aracaju. Para Marcos Fonseca, o impacto da nova estrutura será realmente percebido dentro de um mês. “Quando a gente constatar que não existem pacientes aguardando uma vaga na UTI”, finaliza.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Investimento da PMA transforma UTI Geral do Hospital Cirurgia na maior do Estado – Fotos: Silvio Rocha