[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]O cortejo de grupos folclóricos sergipanos pelo calçadão da rua João Pessoa, no Centro comercial de Aracaju, já é uma marca do Projeto Verão. O Reisado do Marimbondo (Pirambu), o Batalhão de Bacamarteiros de Carmópolis e o Samba de Pareia da Mussuca (Laranjeiras) foram trazidos do interior do estado pela Prefeitura de Aracaju. Hoje, 21, foi o primeiro dia de programação do evento que é coordenado pela Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esporte (Funcaju).

A saída da praça Fausto Cardoso aconteceu às 16h30, seguindo pelo calçadão até a praça General Valadão. À frente do cortejo iam os bacamarteiros, com seus barulhentos bacamartes. O grupo também possui mulheres e algumas crianças na sua composição. Já o Reisado do Marimbondo tem entre os 30 participantes a presença de um “Boi” e é conduzido pelo Mestre Sabau, que desde os 10 anos de idade faz parte do grupo. “Esse é um reisado familiar, todo mundo é parente. Veio de meu bisavô, que passou para o meu avô e para minha mãe que me ensinou. E já estou passando para os netos”, contou Sabau, de 58 anos.

As 23 pessoas do Samba de Pareia são em sua absoluta maioria mulheres. Os dois homens presentes são responsáveis pela cuíca e pelo atabaque, mas quem dança o samba batendo com os tamancos de madeira no chão são elas, que vieram diretamente do povoado de Mussuca, em Laranjeiras. Também participou da festa o grupo parafolclórico “Peneirou Xerém”, formado por idosos do bairro Castelo Branco.

Durante todo o percurso funcionários e consumidores acompanhavam o cortejo, entravam no ritmo das cantigas dos grupos aplaudindo as apresentações. Das janelas de alguns prédios comerciais os funcionários observavam com uma vista panorâmica. A vendedora Ana Cristina parou o trabalho e foi até a porta da loja para observar. “Eu gosto muito de ver a cultura sergipana sendo divulgada. Está lindo”, disse a vendedora, lembrando a apresentação do ano passado.

As programações culturais e esportivas do Projeto Verão 2005 prosseguem até o dia 30 de janeiro na orla da praia de Atalaia e na Rua da Cultura.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.